Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2013

O mercado negro das monografias

A monografia passou a ser um produto disponível na prateleira de um mercado que cresce na internet e  se alastra até os cursos de pós-graduação, dissertações de mestrados e teses de doutorados.
Esses “produtos” podem ser adquiridos no espúrio mercado da venda de trabalhos acadêmicos. Todos eles são produzidos com a garantia de serem inéditos. Essas ofertas também podem ser encontradas nos murais das faculdades, escondidas entre um anúncio e outro de digitação ou orientação sobre normas técnicas de formatação.

Alunos que não querem se dedicar as suas monografias acabam optando por este caminho. Um trabalho completo chega a ficar pronto em um mês, e quando acabado é enviado para o e-mail do “cliente”, junto com o pré-projeto e os slides a serem apresentados na defesa do material. Tudo isso pela bagatela de 20 a 60 reais por página, conforma o nível de escolaridade do estudante. 

Vender um trabalho acadêmico não é crime, já que a prática não está previsto no Código Penal. Por outro lado, o aluno que contrata esse tipo de serviço pode ser responsabilizado de várias formas.

Dentro da própria instituição de ensino, o aluno pode ser submetido a um processo administrativo. As consequências dependem das normas internas de cada universidade. De forma geral, o aluno pode ser processado e julgado. A pena é determinada por uma comissão montada para julgar o caso e pode chegar a uma advertência verbal, uma suspensão ou até a exclusão do estudante da instituição.
Você confere a matéria completa no site.

Por Rodrigo Marques de Bem

Nenhum comentário: