Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Mídia e Ciência: uma relação que ainda gera discórida


Por Camille Wegner

Não é de hoje que a relação entre ciência e jornalismo é um tanto complexa. Complexa por se tratar exatamente de duas áreas distintas que necessitam uma da outra. O jornalista necessita de informações para divulgá-las ao conhecimento do público, no outro lado, a ciência precisa mostrar à resposta de suas pesquisas a sociedade. Olhando assim parece simples, mas como transcrever informações tão técnicas quanto às propostas pela ciência a um público muitas vezes leigo? Para falar deste assunto, a voz a ser ouvida é a dos pesquisadores.
Luiz Carlos Rodrigues Junior é diretor da Unidade de Pesquisas do Centro Universitário Fransciscano e acredita que o público alvo de suas pesquisas é praticamente o meio acadêmico. “É a mídia que procura dentro da comunidade acadêmica o que tem impacto e divulga”, acrescenta. As publicações ocorrem geralmente em revistas científicas nacionais e internacionais direcionadas as áreas específicas de cada pesquisador. Neste caso, a passagem da pesquisa para a mídia (impressa), é feita quase sempre pelo próprio pesquisador, que só recebe correções na origem do inglês (revistas científicas internacionais).
Quando a publicação é para leigos, no caso da divulgação científica, Luiz Carlos afirma que o jornalista tem dificuldade em transcrever essas informações na mídia. “Eu acho que a mídia é boa, é de bastante importância, mas algumas vezes ela transforma a informação que tu passa”, enfatiza.
Ivana Zanella, Coordenadora do Programa de pós-graduação em nanociências da UNIFRA, só publicou pesquisas em revistas especializadas. Quando se trata das revistas internacionais a pesquisadora declara que o processo de aceitação e divulgação da pesquisa é rígido. “Em geral nunca é aceito em primeira instância, eles te fazem uma série de questionamentos”, declara.
Nas publicações nacionais, Zanella só teve experiência na revista DisciplinarumScientia, da própria instituição, mas mesmo assim tem opinião formada sobre a função do jornalista na divulgação científica: “Todos os pesquisadores recebem um incentivo do governo para a realização de pesquisas, então deve ter um retorno a população, neste sentido o jornalista tem muito a acrescentar, pois faz esta ponte entre pesquisadores e sociedade”, ressalta.
Ainda há muito o que discutir a respeito dessa relação, mas uma constatação já pode ser feita: tanto jornalistas quanto pesquisadores precisam entender as necessidades de cada uma das duas áreas e estabelecer assim uma relação pacífica, na qual o objetivo principal é o conhecimento do público sobre as inovações e transformações do mundo.

Nenhum comentário: