Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Marcelo Gleiser: o físico literático


Essa análise foi realizada acerca da coluna do físico Marcelo Gleiser publicada na edição imprensa e na página virtual do jornal Folha de São Paulo. O colunista é professor de física e astronomia do Dartmouth College, em Hanover (EUA). Gleiser venceu duas vezes o prêmio Jabuti, e é autor de diversas publicações, seu livro mais recente está “Criação Imperfeita” onde fala sobre a relação tênue entre religião e ciência, e desmistifica a ideia de que há ordem sob o Universo, defendendo a celebração das imperfeições da natureza.
Foram selecionados os dois últimos textos publicados por Marcelo Gleiser em sua coluna. Gleiser escreve com uma periodicidade semanal. Dessa forma, serão apresentados os textos “A morte do Nada” e “Copérnico traído”, respectivamente dos dias 4 de novembro e 28 de outubro de 2012. Na página da Folha de São Paulo, estão disponíveis mais de 60 textos do colunista. Seu primeiro texto publicado foi “Ciência e inovação no Brasil”, no dia 7 de agosto de 2011. Na edição imprensa, sua coluna é veiculada aos domingos no caderno “Cotidiano” na editoria de “Ciência + saúde” O espaço de sua coluna no impresso faz uma relação com o cotidiano do leitor. Dessa forma, se dá ênfase a ciência com participação constante no dia-a-dia do leitor.
No espaço virtual, seu texto abre espaço para comentários do leitor, bem como o compartilhamento através das redes sociais. “A morte do Nada” possui 18 comentários até o momento da análise, enquanto “Copérnico traído” foi comentado 24 vezes. É comum encontrar um entrelaçamento com o literário na forma de escrever de Marcelo Gleiser, onde o leitor é conduzido por linhas que não tem a complexidade conhecida da ciência e que lhe sugere uma leitura fluida. É preciso salientar, ainda, que o autor não se enquadra em gênero informativo, pois fala de ciência com um tom pessoal onde, talvez, sua forma de escrever refere-se ou assemelha-se às crônicas, gênero tradicional em jornal impresso.
No primeiro texto “A morte do Nada”, Gleiser discute a suposta existência de um espaço vazio ou simplesmente o Nada, sob a atmosfera terrestre. Com uma escrita totalmente configurada na interpretação pela literatura narra, brevemente, a cronologia de estudos sobre a existência de um breu. Contextualizando com teóricos nas áreas de física, astronomia e filosofia, cita grandes nomes da ciência como Tales, Descartes, Aristóteles, Newton e Einstein, desmembrando esses estudos sobrepostos uns aos outros. Nessa publicação, o autor fala sobre a inquietude do ser humano em novas descobertas e em entender-se no seu espaço. Contudo, posiciona-se categoricamente ao encerrar sua discussão com a seguinte frase: “Existimos numa natureza plena-plena de essências e mistérios.”.
Já no segundo texto, “Copérnico traído”, fala sobre os problemas entre ciência e religião nos séculos 16 e 17. Para contar a história da traição a Copérnico, Gleiser narra a história desde a hipótese da circunferência terrestre até a publicação traiçoeira dos manuscritos da sua comprovação teórica. Diferente do primeiro texto analisado, em “Copérnico traído”, o autor não fala apenas da inquietude do ser humano, mas sim da difícil relação entre ciência e religião, ressaltando que muitos cientistas podem ser reconhecidos postumamente como é o caso de Copérnico. A Revolução Copernicana o teve junto a Galileu e Johannes Kepler. Por isso, Marcelo Gleiser termina dizendo que “Copérnico morreu traído, mas é imortalmente celebrado como um dos heróis da história do pensamento.
Seu texto fala diretamente ao leitor em alguns momentos, traz exemplificações relevantes à realidade cotidiana de quem lê sua coluna, além de trazer metáforas em seus textos. O autor intriga a mente do leitor que é conduzido para o que mais lhe parece plausível.


Por Thales de Oliveira

Nenhum comentário: