Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Resenha do artigo “¿Popularización de la ciencia o alfabetización científica?”

No seu artigo sobre a popularização da ciência e da alfabetização científica, o jornalista científico Manuel Calvo Hernando defende que a proposta de verificar maneiras de transmitir o conhecimento científico para o grande público passa, primeiramente, pela questão de considerar as mudanças que os conceitos sofreram ao longo dos anos. Para ele, a popularização científica foi e deve ser substituída pela noção de alfabetização científica ou cultura científica.

 Segundo o autor, estudiosos europeus concordam que o intuito dos cientistas, docentes, periodistas e escritores deve ser o de ajudar o homem comum a superar seus temores em relação à ciência, tornando-se para isso, mais íntimo da matéria.

Em se tratando da distância entre sociedade e comunidade científica, Manuel destaca a importância de agregar ações junto aos meios de comunicação, uma vez que é da mídia o compromisso mais imediato de difundir essa cultura, divulgando materiais científicos para o grande público. Assim, são imprescindíveis as ações de formação desse interlocutor que precisa estar apto à tarefa e, também, o questionamento a respeito do que realmente sabem, afinal, é preciso ter uma ligação entre o saber o conseguir transmitir para os demais.

 No tocante à evolução da comunicação científica pública, o autor aborda um ponto crucial ao falar da adaptação que as teorias de comunicação devem ter para que os estudiosos possam dar conta das peculiaridades e exigências específicas da comunicação científica e tecnológica. O discurso usado deve condizer com uma análise do léxico e semiótica dos termos técnicos, para que o comunicador se atenha ao significado do que está dizendo, gerando assim a compreensão nos outros, daquilo que ele próprio já compreendeu.

Por fim, Manuel Calvo Hernando trata das funções atribuídas à divulgação científica, considerando que é dever dessa comunicabilidade transmitir informações, criando assim uma consciência científica coletiva; promover a coesão entre grupos sociais; estimular o desenvolvimento cultural;  incrementar a qualidade de vida das pessoas; gerar uma política de comunicação científica e tecnológica crítica; complementar o ensino e incrementar a educação escolar; combater a falta de interesse; aprender a comunicar com eficácia e o mais importante instituir um meio de progresso científico.

É notório que o autor tem a preocupação de que sejam desenvolvidas teorias de apoio à divulgação científica. Propõe que passem por essas noções teóricas elementos que supram as necessidades dos comunicadores. Por certo, sabe que é um processo delicado e demanda muito interesse da parte dos envolvidos, mas considera que é possível alcançar o propósito.
 
Por Aline Lopes
Acadêmica de Jornalismo UNIFRA
 

 

 

Nenhum comentário: