Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Resenha: CONTRA LA FACTURA DIGITAL


De acordo com o autor Manuel Calvo Hernando, o maior foco dos debates na internet é referente aos problemas dos países ricos. 
Para tornar a internet um campo de conhecimento que atenda não só às questões de uma pequena parte do mundo, segundo Hernando, é preciso tomar medidas como o multilinguismo na rede e o acesso ilimitado às obras de domínio público. 
Conforme Hernando, com a finalidade de tornar a internet um “Portal Mundial de Conhecimento”, a UNESCO teve a iniciativa de criar sites que tenham ênfase no patrimônio cultural dos países pobres sem grande acesso à informação, além de oferecer programas de ensino à distância. 
Para expandir o efeito de suas ações, a UNESCO também trabalha com programas de distribuição de software livre através do site http//www.Isf.org. A iniciativa tem quatro metas fundamentais: a utilização do software com qualquer propósito, estudar seu funcionamento e adaptá-lo às necessidades do usuário, redistribuição gratuita de cópias e tornar públicas todos os updates que os softwares recebem. 
Em suma, a UNESCO busca transformar a internet em uma rede independente das grandes empresas, baseada em iniciativas locais, com o objetivo de promover a utilização da internet para a educação e apoiada nos princípios de diversidade e pluralidade de conteúdo gratuito.

Nenhum comentário: