Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A sociedade moldada para a comunicação e para a ciência


Um olhar voltado aos efeitos da tecnologia e da informação designa uma nova era para a sociedade. Resultante de recorrentes mutações, a comunicação no séc. XXI é acentuada pela revolução das tecnologias. O fim de uma linha centralizada de poder de informação estabelece o novo panorama desta ciência: a informação disseminada, a inserção a um contexto multimidiático e a comunicação interativa. 

Manuel Calvo Hernando no artigo “Ciencia y comunicación em la sociedade postindustrial”, nos faz uma compreensão quanto ao papel da mensagem, pode-se retomar McLuhan e dizer que a mensagem é o meio. Diante dos processos comunicacionais, o homem assume o papel de maior destaque, o de criador dos meios e seus conteúdos. Observar o significado do termo “ciência”, nos leva a concluir que a ciência de hoje pode ser considerada similar à vida humana.  Assim, após romper o estereótipo tradicional, a ciência ultrapassa a limitação de adquirir informação ou a simples exposição de ideias para formar-se de um consenso de opiniões.

A sociedade moderna enfrenta um desafio para este século e necessitará passar por uma reforma. Para preencher a lacuna existente entre a sociedade cientifica e a ciência é preciso investir nas bases deste processo, portanto, enriquecer-se culturalmente e melhorar sua qualidade de vida. Tais quesitos ligam-se diretamente preparação e a educação da sociedade (enquanto receptor) e de futuros profissionais (como emissores). A formação dos indivíduos é o que delimitará as versões de modo a aproximar-se (cada vez mais) da realidade, ou seja, popularizar a ciência.  


Nenhum comentário: