Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Regionalismo ainda existe nos textos?

Os acadêmicos do curso de Letras da UNIFRA, Angélica do Nascimento Siqueira e Vinícius Oliveira de Oliveira, participaram do SEPE com o trabalho “Estrangeirismos em anúncios publicitários impressos”. A apresentação ocorreu na noite de hoje, dia 06. O trabalho utilizou duas revistas de grande circulação nacional: Veja e Super Interessante, para avaliar os anúncios.
Analisar a língua por meio do uso que dela é feito. A partir dessa curiosidade que foi desenvolvida a pesquisa, afirma a autora do trabalho, Angélica. Assim, a análise estruturou-se em duas etapas, a primeira em definir linguagem e, a segunda, constituiu-se em realizar o levantamento dos anúncios.
O questionamento que motivou a realização dessa pesquisa é basicamente: o quão necessário são as palavras estrangeiras em nosso dia-a-dia? Em relação a essa pergunta, o autor da pesquisa diz que “A nossa própria língua é vinda do latim, portanto, já é um emaranhado de estrangeirismo. E eles estão aqui somente para facilitar nossa comunicação”.
A conclusão dos autores em relação ao objeto estudado foi que: A grande maioria das palavras estrangeiras são de origem inglesa; nos anúncios analisados, encontrou-se um mínimo de 50 usos de estrangeirismos por anúncio; e, o uso de estrangeirismo concentra-se na classe alta da sociedade brasileira.


Por Emanuelle Bueno

Nenhum comentário: