Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Auxílio para novos empreendedores

Solange Binotto Fagan, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão,em entrevista ao Noticência, fala sobre Incubadora Tecnológica de Empresas da UNIFRA.

Noticiência: Como surgiu a iniciativa de implantar o programa de incubação na UNIFRA?
Solange Fagan: Hoje, em todo o país, existe o movimento de aproximar as universidades do empreendedorismo. Então, baseado nisso, a Instituição buscou proporcionar novas oportunidades aos alunos através da implementação de uma Incubadora Tecnológica. A iniciativa visa aliar o que temos de conhecimento científico/tecnológico na Instituição com a possibilidade de agregar empresas, mesmo que visem lucro e cada empresa seja consolidada dentro de uma área especifica. A idéia que se tem é que a Incubadora aproxime alunos, funcionários e professores da UNIFRA da área empresarial, visando também atingir a comunidade em geral.

Noticiência: Há quanto tempo a UNIFRA está pensando na implantação desse projeto?
Solange Fagan: Na verdade, fazem mais de dois anos que estamos pensando o projeto. Desde a construção do Prédio 8, onde as incubadoras vão ser instaladas. Na época da construção do Prédio, já se pensava em reservar nele, um espaço para empresas, sem saber muito bem ao certo como isso se daria. E a partir de 2009, quando assumi a pró-reitoria, comecei a trabalhar numa proposta de Incubadora. Então, estamos trabalhando no projeto desde março de 2009.

Noticiência: Hoje, em que fase está o programa?
Solange Fagan: Ele está sendo implementado. Até agora foi feito um edital, em que se inscreveram 12 pessoas. Para que suas empresas sejam incubadas é necessário que sejam aprovadas em um curso de capacitação. Hoje, essas pessoas estão fazendo esse curso para aprender a fazer, por exemplo, um plano de negócios. No curso, elas estão aprendendo toda a parte de legislação, contábil, financeira, e também, por exemplo, de propriedade intelectual. Esse curso acontece até o mês de novembro.

Noticiência: Qual é a próxima etapa?
Solange Fagan: Depois da realização do curso, cada empreendedor vai construir seu plano de negócios, em que os participantes do curso poderão colocar todo o foco do que é realmente a empresa que eles pretendem construir. Esse plano de negócios será avaliado por pessoas especializadas: membros do SEBRAE, do comitê de empreendedorismo da cidade e consultores internos. Dessa forma, serão identificados os melhores planos de negócios apresentados. A partir desta etapa, os responsáveis pelas empresas irão assinar um contrato com a Instituição e aí receberão terão, de janeiro até março, para concluir todo o tramite legal. Após essa fase, o diretor da Incubadora, professor Lissandro Dorneles Dalla Nora, fará um acompanhamento dessas empresas, junto com uma equipe de professores.

Noticiência: Segundo o Edital, podem participar as empresas voltadas para o ramo da tecnologia e/ou inovação. Quais as áreas que mais procuraram o programa?
Solange Fagan: Na verdade, nós não separamos nenhuma área. Você pode ser um profissional de ensino, por exemplo, que queira montar uma empresa para produzir material didático inovador, isso é uma área interessantíssima. Por outro lado, você pode ser uma pessoa da área de engenharia de materiais querendo produzir um novo tipo de plástico ou um novo tipo de papel, esse também é um trabalho inovador. O que nós objetivamos é que a empresa produza tecnologia para agregá-la ao conhecimento que a Instituição ou a cidade já possuem. Desta forma, novos projetos poderão ser produzidos. Também desejamos que essas empresas se diferenciem por esse fator, pelo que vão produzir. Isso é a inovação, ter um tipo de diferencial.

Noticiência: Haverá abertura de novos editais?
Solange Fagan: Sim. A idéia é que a gente faça editais anuais. Como esse ano foi o primeiro, nós tivemos doze inscritos, a nossa idéia é que desses doze tenhamos, na primeira incubação, no máximo quatro ou cinco empresas, também para ter espaço para outras. Então, o ideal é que todo ano nós lancemos um edital e que quatro ou cinco empresas sejam inseridas. Assim, à medida que as primeiras forem saindo, outras estarão entrando. A intenção é que comece um ciclo, pois elas têm um período para ficar lá, de dois anos até dois anos e meio ou três.

Noticiência: Quais os benefícios que esse programa traz para a comunidade acadêmica?
Solange Fagan: Um deles é realizar uma integração direta, pois um dos aspectos que as pessoas da comunidade, não só de Santa Maria, se queixam muito é o fato de que a academia está muito distante do mercado. Nem tudo o que se aprende na universidade é usado no mercado de trabalho. Um dos benefícios principais é aproximar as pessoas da vivência empresarial. Pretendemos que a Incubadora tenha muitos estagiários, então vamos precisar de um setor de marketing para ajudar as empresas a fazerem seu material. E, provavelmente, essas empresas também vão precisar contratar profissionais da parte jornalística. Se elas contratarem pessoas que atuam na UNIFRA, serão beneficiadas. Um dos aspectos colocados no próprio edital, é que a preferência é sempre por professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Instituição.

Noticiência: Existiram dificuldades para a implementação da Incubadora?
Solange Fagan: A primeira dificuldade foi entendermos o que é uma incubadora. Então, visitamos várias incubadoras, e constatamos que cada uma trabalha de forma diferente e tem aspectos positivos e negativos também diferentes. Então, propusemos a realização desse curso como uma das tentativas para reduzir um desses aspectos negativos observados, de que a pessoa entre na Incubadora, não saiba o que é uma empresa, fique lá dois meses e precise fechá-la. Esse foi um dos pontos que conseguimos aprender com outras incubadoras. Não temos certeza do resultado, mas é uma primeira proposta. A segunda dificuldade é entender o tipo de Incubadora que estamos propondo. Porque, hoje em dia, existem vários tipos. Então, foi difícil definir qual incubadora desejávamos implementar. A da UNIFRA é uma incubadora tecnológica. Até aqui tivemos algumas dificuldades, mas sabemos que outras virão.

O que é uma Incubadora Tecnológica?
Organização que abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.

Onde?
A Incubadora Tecnológica está localizada no Prédio 8 da UNIFRA, na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Silva Jardim, onde funcionava o antigo Hotel Glória.

Por Emanuelle Bueno e Marianna Antunes

Nenhum comentário: