Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A notícia contada e não decorada

Para os futuros jornalistas que pretendem transmitir as informações através da televisão, o trabalho diário diante as câmeras é fundamental. Diferente do jornalismo impresso, o texto do telejornal é transmitido de maneira informal aos telespectadores.
Para os iniciantes na profissão, o Stand up, também chamado de passagem, é a parte da notícia mais temida pelos novatos, pois exigem do repórter, concentração e organização na hora de montar a reportagem. No artigo" A prática da passaegm no telejornalismo", publicado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), de dois a seis de setembro de 2010, em Caxias do sul, RS “A prática da passagem no telejornalismo”, escrito por Valquíria Aparecida Passos Keipp e Aline Farias Martins Oliveira, a passagem, auxilia na compreensão da verdade que se tenta transmitir.
É através do stand up que o repórter vai expressar através de seu semblante e da tonalidade da voz, que tipo de fato é. Você já viu algum repórter falando sobre uma tragédia sorrindo? Seria estranho ver isso.
Os novatos normalmente costumam ir para a pauta com a passagem feita, o que é arriscado para o repórter. Isso seria uma criação antecipada do que você vai apurar no local dos fatos. Além disso, o repórter corre o risco de chegar no local e ter que refazer o texto.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, capítulo II, artigo 4º, “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” (FENAJ, 2007). Por isso a importância de apurar os fatos antes de começar a escrever.
De acordo com as autoras do artigo, a passagem é um dos elementos responsáveis pela construção de um efeito de real, tanto na reportagem como no telejornal.
Em uma notícia ou reportagem a passagem não é obrigatória, mas deve sempre ser feita quando o repórter tem algo importantíssimo para falar e não tem imagens para deixar a informação com mais credibilidade. O artigo defende que é através da passagem que o repórter cria uma afinidade com o telespectador, o que trata de um recurso importante no sentido de estabelecer uma aproximação, um diálogo com quem está assistindo.
Assim, o stand up é considerado por muitos jornalistas como marca registrada do repórter de televisão. A passagem funciona como um elemento importante durante a construção da notícia televisiva. Para criar um texto com passagem é preciso pensar no conteúdo, ter em mente um texto para não fazer feio na hora de fazer e gravar a passagem. Ter o texto em mente e contá-lo no momento da gravação, é essencial.

Por Franciele Bolzan

Nenhum comentário: