Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Indígenas na rede

     Um endereço na internet conectou indígenas de diferentes partes do país. Isto é o que mostra a pesquisa apresentada este ano no XVIII Intercom regional de Londrina. O trabalho é uma análise sobre o portal Índio On line. O Uso da Internet na Comunicação comunitária: Análise do Portal Índios Online, produzido pela acadêmica da Universidade Estadual de Londrina, Bruna de Lima Silva com a orientação do professor Rozinaldo Antônio Miani.
O estudo aponta o portal Índios On line como veículo de comunicação para grupos nativos indígenas e mesmo não-indígenas de todo o país. O site foi criado em 2004 pela ONG Thydewá, sediada em Salvador. Paralela a esta iniciativa de inclusão digital, algumas atividades voluntárias também são realizadas pela ONG, como oficinas nas áreas de saúde, jornalismo étnico, educação, cidadania, economia solidária, entre outras.
     Segundo a pesquisa, o Índios On line possibilita quebrar a idéia da perda de identidade étnica, pois permite que os indígenas possam se expressar através da Internet. “Para esses povos, o contato dinâmico com as redes digitais é um modo de se manter sintonizado às mudanças e avanços sociais e tecnológicos”.
    Para a realização do estudo, o portal foi analisado pela pesquisadora durante duas semanas. Dentre as descobertas apontadas está a de que membros da rede Índios On line é que produzem conteúdo publicado, eles são integrantes de tribos indígenas da região nordeste, de estados como Bahia, Alagoas e Pernambuco. No entanto, a participação no site é disponibilizada a qualquer membro da população indígena ou não-indígena, contanto que o tema apresentado seja de interesse desses grupos.
    O estudo ressalta que a Internet funciona como meio de registrar, manter e globalizar as tradições indígenas. Além de romper limites geográficos e tornar a comunicação comunitária irrestrita a um limite territorial. O uso de diversas mídias de forma simultânea também é um aspecto destacado na pesquisa sobre o site.
     A utilização da internet para a prática da comunicação comunitária é ressaltada pela pesquisa. A incorporação de práticas sociais do cotidiano ao ambiente digital torna-se um processo natural “configurado pela própria presença humana na Internet e nas redes sociais de comunicação.”
    A pesquisa traz como conclusão um aspecto existente no cenário da comunicação atual. A partir da análise do portal Índios On line, a autora aponta que a busca por espaço entre as novas tecnologias, por exemplo, é apenas a primeira etapa pela luta democrática e de garantia da cidadania e de direitos para todos.

Por Marianna Antunes

Nenhum comentário: