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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Criança e Consumo: a Publicidade em Televisão para o Dia das Crianças

Apresentado por Patrícia Oliveira de Freitas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, durante o Intercom Recife, neste ano, o artigo investiga os filmes publicitários direcionados ao público infantil e analisa a construção das peças publicitárias criadas para o dia das crianças no ano de 2010. O produto midiático utilizado para o trabalho foi a programação matinal das emissoras Globo e SBT, considerando que o público-alvo que se destina esse horário é infantil.
A pesquisa foi dividida em quatro etapas. A primeira consistiu em fazer a gravação e a avaliação quantitativa dos comerciais. Na segunda ocorreu a classificação e investigação dos comercias, mas de forma ampla. Na terceira foi feita a análise de conteúdo. Na ultima etapa será feito um estudo de recepção com crianças de uma escola pública.
A análise foi desenvolvida com base em 18 horas de gravação da programação do SBT e 16 horas da Rede Globo, totalizando 34 horas de gravação. No fim nas gravações foram totalizados 1050 filmes publicitários, os quais foram classificados em cinco categorias: beleza, criança, emissora, política e outras.
Das 1050 peças publicitárias, 475 eram direcionadas para as crianças, o que corresponde a 46% da publicidade analisada nas gravações. A porcentagem de publicidade direcionada ao público infantil foi dividida em quatro categorias: alimentos, brinquedos, calçados/acessórios/roupas, entretenimento e educativos /lojas/promoção, totalizando 140 produtos. Destes, a categoria que recebe mais destaque é a de brinquedos com 90 produtos. Por isto, recebe uma análise mais profunda no decorrer do artigo e é subdividida em: brinquedos para meninas, para meninos e para ambos.
Mesmo com a pesquisa ainda em andamento, Patrícia Freitas entende que os anúncios direcionados as crianças, vão além do fato de vender brinquedos, as peças publicitárias parecem funcionar como um tipo de pedagogia, que produzem valores e saberes.

Por Iara Menezes

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