Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dramas noturnos



Fonte: Amn
O pneumologista e professor, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Nacional de Medicina, José Manoel Jansen após muito estudo na área da cronobiologia, procurou responder uma pergunta em seu livro “Medicina da noite”: Por que as doenças respiratórias se agravam no período noturno?
Durante muito tempo se discutiu o porquê de muitos pacientes terem seus sintomas agravados durante a noite, como é o caso de pacientes asmáticos. A cronobiologia a partir dos anos 80 desenvolveu uma serie de exames laboratoriais que visavam entender as demandas desse tipo de paciente, que tem o ar exalado em menor escala durante a madrugada do que durante o dia.
A cronobiologia aborda vários ritmos, sendo o mais importante deles o circadiano que estuda as condições do organismo em se resguardar, e os ritmos cardíacos e respiratórios durante o dia e a noite. O circadiano estuda variação rítmica nos seres humanos e nos animais.
Esses efeitos se mostram mais evidentes durante o vespertino, pois as pessoas se movimentam e estão mais dispostas, já durante a noite seu organismo tende a estar mais relaxado, sofrendo alterações relacionadas a certas doenças.
Ao contrario do que se pensava o lado psicológico pouco interfere nas doenças. O ritmo biológico é o que mais influencia. Por exemplo, uma pessoa que viaja para outro país, com o fuso horário diferente do habitual, tem uma perda maior de resistência, a chamada sobrevida, demorando a adaptar-se ao seu novo ritmo e também para voltar ao antigo. Sofre efeitos em primeiro lugar, emocionais, podendo tornar-se depressivo, grande sonolência e mais facilidade em adquirir hipertensão arterial e obesidade, além das diabetes.
Jansen dedica um espaço especial em seu livro à ainda não conhecida cronofarmacologia. Nada mais é do que a administração de remédios e outros tratamentos ajustados aos organismos cronobiológico de cada um. É preciso conhecer o ritmo biológico para poder interferir no momento certo com cada medicamento e os efeitos que alguns remédios realizam durante determinadas partes do dia.
Em entrevista cedida à revista “Ciência Hoje” Jansen comenta que apesar de pouca divulgação, existem vários grupos de pesquisa dentro da área da cronobiologia no Brasil, e isto será uma tendência no futuro.
Por Aline Schefelbanis e Guilherme Kalsing

Nenhum comentário: