Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Silveira Martins ganha inventário da vegetação urbana

Durante o SEPE 2010 foi apresentado através de banners, um trabalho de pesquisa da UFSM, que fez o levantamento arbóreo da cidade de Silveira Martins. A pesquisa é dos mestrandos em engenharia agrícola Leonita Girardi, Mauricio Neuhaus, Natalia Schwab, Márcia Peiter e também da professora de agronomia Fernanda Alice Backes e da aluna de agronomia, Bruna Brandão.
O Inventário Florístico de Silveira Martins, como é denominado o trabalho, consiste no levantamento arbóreo da cidade de Silveira Martins, através de indicadores quali-quantitativo, a fim de descobrir se a vegetação urbana proporciona um bem estar psicológico ao homem, sombra para veículos e pedestres, melhora a estética da cidade, entre outros.
O levantamento arbóreo foi feito em 11 ruas, duas avenidas e a praça central Giuseppe Garibaldi, e amostrados todos os indivíduos arbóreos, arbustivos e palmeiras, no período de fevereiro e março de 2010. Para a identificação das espécies, foi utilizada literatura básica e auxilio de profissionais do setor de botânica da UFSM.
Foram avaliadas a quantidade e a qualidade, sendo os parâmetros qualitativos: estado geral das plantas (ótimo, bom, regular e péssimo); aspecto da copa (normal, mediamente deformada e deformada), condição fitossanitária (com injuria ou sem injuria), ocorrência de danos ao patrimônio públicos (danos a fiação, calçadas e sem danos ao patrimônio público).
No percurso de avaliação, foram encontrados 1.126 indivíduos, pertencentes a 75 espécies botânicas. Os resultados revelaram que Silveira Martins é uma cidade mediamente diversificada, e observando a origem das espécies, verificou-se que a maioria dos exemplares são nativos (58%).
Os resultados qualitativos mostram que a maioria dos indivíduos apresentou um bom estado de conservação (56%), em 74% há presença de ataques de pragas, doenças ou danos mecânicos e 25,84% apresentam injúrias. Mais de 50% apresentam categorias de copa normal e 18% apresentam deformações severas, e 96% não causam prejuízos ao patrimônio público.
O levantamento arbóreo foi satisfatório, levando em conta que no geral os indivíduos demonstraram uma boa conservação e a maioria não está prejudicando a sociedade, quebrando calçadas ou arrancando fios de energia.
 
Daniel Bueno

Nenhum comentário: