Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais frutas às gestantes!

O consumo de frutas por gestantes é o tema do trabalho de investigação da acadêmica Carina Siqueira Martelli, do curso de Nutrição da UNIFRA. A pesquisa foi aplicada nas unidades básicas de saúde de Santa Maria, num trabalho em conjunto entre estudantes de Farmácia, Medicina e Nutrição da UFSM e UNIFRA.
Os acadêmicos aplicaram um questionário com o título “Como está a sua alimentação?” nas unidades de saúde, com gestantes de 16 a 42 anos , no período de novembro de 2009 à março de 2010.  Verificou-se com a pesquisa que considerável parte das gestantes apresentou saldo insuficiente no consumo das frutas. A quantidade necessária é de três a cinco porções, porque as frutas são ricas em minerais e vitaminas, essenciais a uma alimentação saudável. Do universo investigado, 8,3% das gestantes não consomem nenhuma fruta diariamente; 27,8% consomem de uma a três frutas por dia e 19,4% não consomem frutas.
A gestação é marcada por profundas mudanças que interferem na vida da mulher. As mais reconhecidas são as modificações relacionadas ao corpo, sua fisiologia e metabolismo. Um fator preocupante deste trabalho foi verificar o consumo inadequado das frutas por estas gestantes, o que pode impedir a absorção de vários nutrientes indispensáveis neste período. Isto mostra a necessidade de um acompanhamento por parte de um nutricionista orientando estas mulheres e estimulando hábitos alimentares saudáveis.
A equipe formada pelos estudantes da UFSM e UNIFRA continua um trabalho de reeducação alimentar nas unidades básicas de Santa Maria, quando cada curso dá a sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades fazendo inclusive palestras sobre questões relacionadas à saúde da mulher.

Sérgio Pinheiro

Nenhum comentário: