Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sexualidade na mira dos adolescentes


Assuntos relacionado à sexualidade na adolescência estão em pauta nos últimos anos. Um dos motivos que contribuiu para isso é o estabelecimento de um novo ambiente de diálogo no contexto escolar, o que promove e facilita o aprofundamento do tema em parceria com os adolescentes.
Dentro das escolas, o que mais é conversado entre os alunos refere-se a sexo e suas amplitudes, como descoberta da sua própria sexualidade, desenvolvimento do seu corpo, relacionamentos, formação de identidade e gênero. Já em relação à família, o diálogo sobre sexualidade e sexo ainda é tabu. Os adolescentes adquirem essas informações principalmente com amigos, revistas, filmes, televisão e internet, e agora com professores e profissionais de saúde.
Kelly Ribeiro de Freitas, enfermeira da Fundação Universitária Cardiologia do Rio Grande do Sul e Silvana Maria Zarth Dias, mestre em enfermagem e professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fizeram um estudo qualitativo que se aplica ao estudo das relações, percepções e opiniões, produto das interpretações do modo de vida, do que se sente e se pensa.
No trabalho desenvolvido, buscou-se conhecer as percepções dos adolescentes de uma escola de Porto Alegre (RS) sobre o desenvolvimento da sua sexualidade e contribuir para o crescimento dos saberes que estruturam o ensino da educação em saúde voltado a eles. Os jovens revelaram que seus interesses em relação à sexualidade estão ligados à afetividade e à busca de um parceiro, ou seja, à procura do objeto sexual, ainda que relatem preocupação com a prevenção de DST e gravidez na adolescência.
Estudos como o de Kelly e Silvana, contribuem para o processo de conhecimento dos adolescentes sobre sua sexualidade, favorece a emancipação do sujeito e promove o autocuidado. É visível a importância de construir uma consciência crítica que leve os jovens a pensar sobre a formação de suas identidades.

 Verônica Barbosa

Nenhum comentário: