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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Mídia e a Ciência, uma relação que precisa de reparos

Diante de uma relação delicada entre os jornalistas e a comunidade científica, o papel da mídia ainda encontra-se em construção. De um lado as empresas ligadas à comunicação precisam vender seus produtos, e do outro, estão os cientistas com valores diferentes e abordagens mais complexas com linguagem específica. Neste ponto entra e questão a credibilidade das notícias científicas e o espaço que elas ocupam nas produções midiáticas.
Nesta discussão precisamos lembrar que estamos num país onde as palavras educação, leitura, cultura, entre outras que deveriam ser importantes para a sociedade, não têm um espaço relevante na mídia, como também nas escolas. Fator esse, que influencia culturalmente de forma negativa.
Os produtos que os meios de comunicação nos oferecem e as escolhas que fazemos por determinada revista, jornal ou canal de televisão, representam este contexto onde estamos inseridos.  E onde não temos o incentivo para o pensamento mais complexo, interpretativo das coisas.
Se acompanharmos a grade da programação da Rede Globo de televisão é fácil perceber que os programas relacionados às questões ambientais estão num horário em que o público é muito restrito. Já os de apelo popular têm grande audiência e ocupam espaço relevante no horário nobre.
O desafio tanto para jornalistas como cientistas está em encontrar um ponto de encontro entre os interesses em educar e informar. O cientista precisa do jornalista para traduzir suas pesquisas. Os jornalistas enfrentam por sua vez a questão editorial que além da sua falta de base científica e seus interesses, existe toda uma linha editorial por trás da publicação que irá modificar este produto segundo seu potencial de venda.
A mídia precisa abrir espaço para o campo científico. Os profissionais de ambas as áreas, tanto da comunicação quanto os cientistas estão num momento em que as atitudes devem falar mais alto do que o orgulho. Com as novas tecnologias estamos num tempo onde as pessoas tem inúmeras possibilidades para fazer as suas escolhas, falar o que pensam, formar comunidades virtuais ou organizar-se de forma mais expressiva e concreta.
Tanto no meio científico como profissionais do campo midiático existem dificuldades a serem enfrentadas. Valores a serem estudados e discutidos, mas que podem resultar em boas construções que venham a acrescentar para a sociedade como um todo. Esse processo começa com a relação entre a comunidade científica e a mídia, pois o homem só evolui através da comunicação. Conhecimento sem comunicação não existe, é apenas um registro irrelevante.


Sérgio Pinheiro

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