Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Opinião: quem acredita na OMS?

A primeira vez que se ouviu falar de gripe suína, era só mais uma notícia. Aí foram várias notícias e todo mundo se apavorou! Todos compraram seu álcool gel, deixaram de comer carne de porco, e até os ambulantes lucraram com a venda de Tamiflu, medicamento para quem contraía o vírus.
A gripe mudou de nome, aulas em várias cidades foram adiadas e tudo parecia solucionado com a chegada da vacina da para a nova gripe. De acordo com Teresa Forcades, médica espanhola e phD em saúde pública, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pecou ao publicar várias informações erradas sobre a doença.
E nós, aspirantes a jornalistas? Que fonte que eu vou seguir para informar o meu leitor? Eu não posso ignorar um assunto tão importante como este, mesmo que talvez não fosse merecedor de tanta importância. A informação é um direito de todos. E sobre um assunto tão polêmico que apavorou o mundo então, nem se fala!
No jornalismo, a gente deve confirmar se cada informação prestes a ser publicada é verdade. Do contrário o veículo de comunicação pode perder a credibilidade e o jornalista, culpado, perde o emprego.
Mas estamos envolvendo toda a população! É muito mais que o emprego de alguém! É saúde! Saúde mundial! E depois que vacinar um grande número da população e descobrir que a vacina talvez não fosse a solução, ou pior ainda, fosse maligna, é tarde demais...
Cabe aos órgãos de saúde e aos governos passar informações corretas. A informação de que a gripe é uma pandemia é passada pra gente, que conta isso pra sociedade. Depois vem a OMS e diz "opa! Foi um engano, não era uma pandemia!" e a gente tem que desmentir ao leitor. E quem sou eu, uma acadêmica de jornalismo, para duvidar da OMS? E que condições eu tenho para descobrir e provar que este órgão está equivocado? Nenhuma. Mas é a nossa fonte e o porquê de publicar tudo que nos passam, mesmo que uma hora seja assim e na outra assado? Para garantir o emprego de uma pobre jornalista!

Gabriela Perufo

Um comentário:

Daniel Bueno disse...

Muito bom o texto, escreveu um argumento forte sobre a OMS. Ótima matéria!