Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fronteiras da ciência

Diversas áreas de estudo discutirão a partir do dia 27 de agosto no evento UK-Brazil Frontiers of Science Symposium, questões referentes a fronteiras do conhecimento. O programa Fronteiras da Ciência ocorre em diversos países e tem o objetivo de estimular a reflexão sobre os novos rumos de seus campos de atuação. O evento no Brasil é organizado pela Royal Society e pela Fapesp, em parceria com British Council, Academia Brasileira de Ciências, Academia Chilena de Ciências e Cooperação Reino Unido-Brasil em Ciência e Inovação. A realização do simpósio no Brasil é bastante expressiva, pois em 2010 A Royal Society completa 350 anos e mostra a importância conquistada pelo país no contexto internacional da ciência.
O simpósio vai reunir pesquisadores com menos de 20 anos de doutorado, mas reconhecidos academicamente. As palestras serão transmitidas ao vivo e pela internet, e podem ser a solução para quem não foi convidado. Os temas desse ano são: biocombustíveis, plasticidade cerebral, sistema da terra profunda, modelagem matemática de populações e doenças, formação e evolução do planeta, mudança climática e desenvolvimento de plantas, emaranhamento quântico, regulação de metabolismo energético e jornalismo científico. Para a escolha do tema foi convocada uma reunião presencial em Londres.
Ao todo, serão 70 participantes: 35 brasileiros e 35 britânicos. Os títulos das nove sessões de debates são: Biofuels: new developments, challenges and limitations, Brain plasticity, Deep Earth system, Mathematical modelling of populations and disease, Planet formation and evolution, Plant development and climate change, Quantum entanglement, Regulation of energy metabolism e Science Journalism and Public Perception on Science.

Mais informações: www.fapesp.br/frontiersofscience

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/index2.jsp?id=2166

Henrison Dressler

Nenhum comentário: