Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O uso do podcast pelas rádios gaúchas

Na mesa temática das novas tecnologias, a acadêmica do 8º semestre Neli Mombelli vai abrir a IV Jornada Cientifica de Jornalismo que acontece nesta sexta-feira, dia 18, às 16h, no Salão de Atos do Prédio 13, do conjunto III do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O Trabalho Final de Graduação, com orientação da professora Liliane Dutra Brignol, tem como título “O uso do podcast pela rádio enquanto mídia tradicional: uma análise de rádios FM’s no Rio Grande do Sul.”
A pesquisa tem como proposta analisar como as rádios FM’s do Rio Grande do Sul estão usando o podcast. Segundo Neli o podcast se caracteriza por ser um arquivo de áudio divulgado e disponibilizado por meio de download nos portais das rádios. Para ser considerado um podcast ele precisa estar vinculado ao RSS (Really Simple Syndication). O RSS se caracteriza por permitir que os usuários se inscrevam em sites que forneçam "feeds" RSS. Eles são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações e, desta maneira, o usuário pode permanecer informado de atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
A acadêmica afirma que durante a pesquisa esperava encontrar muitas rádios com este tipo de ferramenta, mas que os resultados mostraram algo diferente já que nenhuma possui podcast. No seu trabalho foram encontradas rádios com arquivos de áudio, mas que não estavam vinculados à ferramenta RSS, indispensável para se considerar como um poscast.
Durante suas análises, Neli chegou à conclusão que as rádios não possuem um investimento adequado para este tipo de ferramenta. A acadêmica afirma que “as rádios costumam utilizar as redes sociais como forma de interação com este novo ouvinte que utiliza a internet, mas que pecam ao não investirem neste tipo de ferramenta com medo de perder seu ouvinte”.
A acadêmica explica, ainda, que a escolha de seu tema se deu por gostar do veículo rádio e por ter curiosidade em saber como ele se utiliza das novas tecnologias. Ela ainda dá uma dica para quem está começando a escrever o seu TFG: “mantenha um ritmo de trabalho, faça um cronograma e se comprometa a segui-lo, assim você não fica muito atrasado e mantém uma rotina de trabalho.


Título: O uso do podcast pela rádio enquanto mídia tradicional: uma análise de rádios FM’s no Rio Grande do Sul
Acadêmica: Neli Mombelli (nelifabiane@gmail.com)

Orientador: Liliane Dutra Brignol

Por: Carolina Moro

Nenhum comentário: