Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Jovem, alienado?

Será que o jovem perdeu o interesse pela política? Ele está alienado? Será mesmo?
Este é o objetivo da pesquisa do professor do curso de História do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Carlos Roberto da Rosa Rangel. Em entrevista à jornalista Carla Torres, apresentadora do programa Universo Unifra, o professor Rangel e a bolsista do grupo de pesquisa Cultura e Grupos Sociais, Ane Caroline de Oliveira conversaram sobre o tema.

Para aqueles que pensam que o jovem de hoje é alienado, a pesquisa do professor Rangel traz uma resposta surpreendente. Não. O jovem não é alienado. O que mudou foi a forma de o jovem participar da política. Afinal, o jovem de hoje vive em uma sociedade que se configura e se organiza de outra forma.

Jovens para serem pesquisadeos não faltam à pesquisa, afinal ela está sendo aplicada em uma cidade universitária, Santa Maria, RS, mas o foco é na participação do jovem em movimentos políticos como partidos, sindicatos e afins. O jovem que participa destas agremiações tem um diferencial em relação a outros jovens. Mas o fato de ingressar em uma forma mais convencional de liderança e participação na política não significa que os outros não tenham interesse pelo tema.

“O jovem de hoje é consciente e bastante preocupado com o cenário político nacional. Parte disso se deve à exposição massiva da mídia sobre o tema”, comenta o professor Rangel. Mas, ao contrário do que se acredita, a grande quantidade de escândalos e denúncias na mídia não desmotivam o jovem. As novas formas de interação, como a internet, possibilitam maior acesso a informações que podem resultar em escolhas melhores.
Por:
Igor Borges Muller
Carolina Moro da Silva
Juliana de Oliveira Bolzan
Leandro de Oliveira Gonçalves

Nenhum comentário: