Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Análise sobre novos formatos televisivos: Estúdio i

Novos formatos televisivos: Um estudo das estratégias e atores do programa Estúdio é o tema de pesquisa da acadêmica do 7º semestre do curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Bárbara Weise, 24 anos.
O trabalho da estudante pretende analisar como a notícia é produzida e apresentada aos telespectadores nesse formato híbrido, que traz a informação de dentro do estúdio e das externas. O programa trabalha muito com a informalidade e é feito ao vivo, sem matérias gravadas, com entrevistas, comentaristas, stand-ups, convidados especiais e bandas. É apresentado de segunda à sexta no canal Globo News, das 14 às 15 horas.
Em sua apresentação na IV Jornada Acadêmica de Jornalismo, a acadêmica contou que escolheu esse tema por que sempre gostou desse tipo de jornalismo e que é uma tendência que está dominando a TV fechada e logo deverá seguir também para os canais abertos. Outro motivo da escolha desse objeto de pesquisa foi o fato de a aluna acompanhar o programa desde o início, em 27 de outubro de 2008.

Para esse estudo, a futura jornalista vai escolher cinco edições do Estúdio i e vai fazer uma análise de conteúdo. Bárbara ainda não pode definir quais serão esses programas, pois em tempo de Copa do Mundo e eleições, o programa foge um pouco de seu padrão diversificado e acaba dando um enfoque maior a esses temas.

As bibliografias que estão sendo estudadas são referentes ao o que é notícia, gêneros e formatos televisivos, a história da Globo News e como é o funcionamento da TV fechada no Brasil. Com isso, Bárbara irá aliar a bibliografia aos conteúdos do programa e construir o seu trabalho final de graduação, requisito para a graduação em Jornalismo.

Por
Tiago Pascotini Sackis

Nenhum comentário: