Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Jornalismo Ambiental, como fazer a diferença?

Você, leitor, identifica o tema Jornalismo Ambiental no seu jornal? Será que há espaço para ele nas mídias impressas que circulam pelo interior? Será que os profissionais estão capacitados a exercer o jornalismo ambiental tal e qual versam as teorias sobre o tema? Foram estas e outras perguntas que motivaram a acadêmica do sétimo semestre de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Ananda da Silva Delevati, a elaborar o Trabalho Final de Graduação (TFG): “Estratégias de cobertura do jornalismo ambiental em jornais do interior”.

O primeiro passo para desenvolver uma monografia é gostar do assunto. E interesse pelo tema não faltam para Ananda, o que se manifestou desde os primeiros semestres da faculdade. Na hora de escolher um tema para seu trabalho Ananda não hesitou, mas pensou em algo que, à época, parecia ser maior. Ela queria estudar o jornalismo ambiental em revistas de circulação nacional. Foi em uma reunião com seu orientador, Antonio Fausto Neto, que a opção pelo local tornou-se a escolha da estudante.

Estando perto dos seus objetos de estudo, ela pode interagir e se aproximar das rotinas de trabalho dos jornais estudados. Os periódicos escolhidos foram Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul, RS) e Diário de Santa Maria (Santa Maria, RS). E é bom que fique claro que este trabalho não será uma análise de conteúdo, mas sim um estudo das rotinas produtivas destes jornais. A sua inquietação é quais os desafios dos jornalistas quando vão apurar uma pauta de jornalismo ambiental?

Como nenhum dos jornais estudados têm um uma editoria específica sobre o tema, caberá à Ananda encontrar temas correlatos ao jornalismo ambiental nas matérias publicadas no período que deverá abranger o corpus de sua pesquisa. Além disso, ela irá entrevistar editores e repórteres para entender o processo de produção dos conteúdos publicados. Até agora ela percebeu que os modos de cobertura de temas ambientais são bem diferentes entre os dois veículos. Enquanto um dá bastante destaque, mas enfoca mais no factual, o outro contextualiza mais o tema, mesmo que não dê tanto destaque nas páginas.

Atualmente cursando a cadeira de TFG I, Ananda está terminando a revisão bibliográfica para finalizar o referencial teórico. Esta leitura é, também, importante para ver como outros pesquisadores tratam o tema e poder demonstrar a relevância e singularidade da sua pesquisa. E por falar em relevância, são muitas as contribuições que esta pesquisa pode trazer ao mercado editorial do interior. A intenção é mostrar uma alternativa ao jornalismo ambiental no interior, ou seja, “o que pode ser feito de diferente”, finaliza Ananda.

Mais sobre a pesquisa de Ananda Delevati poderá ser conhecido na IV Jornada Científica do Jornalismo, dia 18 de junho, às 18h30, na mesa sobre Jornalismo Impresso.

Título: Estratégias de cobertura do jornalismo ambiental em jornais do interior
Acadêmica: Ananda Delevati (anandadelevati@hotmail.com)
Orientador: Antonio Fausto Neto


Por: Igor Müller

Nenhum comentário: