Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Programação infantil: educação x entretenimento

Antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças são influenciadas pela mídia. Entre os trabalhos apresentados no 13º SEPE está o artigo “Mídia, infância e consumo” direcionado para o estudo da psicologia infantil. As crianças têm o hábito de serem entretidas pela televisão, antes freqüentarem a escola, pois as marcas do discurso televisivo, por exemplo, são absorvidas sem terem sido alfabetizadas. Para compreender este processo a acadêmica de Psicologia Priscila Diesel estudou as produções cientificas sobre o tema no Brasil. A revisão bibliográfica, orientada pela professora Caroline Buaes é uma análise sistemática do consumo midiático com crianças antes do período escolar. O assunto é muito discutido na psicologia, mas são poucas as publicações que dão voz a infância. “O foco da maioria das pesquisas publicadas é voltada para a educação” ressalta a acadêmica de Psicologia. A reflexão a cerca da cultura e comportamento das crianças podem ser consideradas preocupantes pelas suas conseqüências, já que a maioria da programação não tem cunho educativo e sim a busca pelo entretenimento.

Nenhum comentário: