Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uso das TICs no monitoramento agrícola

No XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFRA, a acadêmica do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Lilian Cervo Cabrera apresentou o painel sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em um modelo de monitoramento agrícola on-line Consórcio Antiferrugem, patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e coordenado pela Embrapa Soja, denominado Sistema de Alerta.
A pesquisa analisa o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação em um modelo de monitoramento agrícola on-line patrocinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento denominado Sistema de Alerta, e problematiza a atividade de monitoramento regional da ferrugem da soja no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul.
O sistema é tomado como um projeto de mobilização social com ações de cooperação e colaboração entre uma rede científica e agricultores.
Os resultados parciais indicam que a página do Sistema se apresenta como uma estratégia de vinculação ao buscar a ação co-responsável de seus públicos, a partir da interdependência e permanência dos mesmos no projeto, e onde a questão da cooperação é vital e impulsionadora para os projetos de mobilização social.
Segundo ela, para que as pessoas se mobilizem é preciso ter, além de carências e problemas em comum, valores e visões de mundo semelhantes.Assim, a partir da evolução da agricultura e das novas formas de tratá-la indicam que a noção de “rural” passa a ter uma série de novos atores agindo no espaço rural.

Nenhum comentário: