Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Divulgar a ciência

O acesso às informações científicas é de suma importância para os leigos. Com a divulgação das pesquisas e descobertas na área das ciências e tecnologia, os leitores e telespectadores tem a oportunidade de discutir sobre a eficácia, os resultados e a viabilidade dos produtos. No Brasil, existem vários veículos de comunicação que se dedicam à produção de matérias científicas. Pode-se dizer que o país é rico em universidades, com um olhar voltado à investigação científica.
Cita-se como exemplo de credibilidade o Instituto Butantan, em São Paulo. Referência internacional, a instituição é um centro de pesquisa biomédica que desenvolve pesquisas com animais peçonhentos.
O repórter, ao produzir uma pauta científica deve se certificar de fontes confiáveis, como artigos e publicações em revistas científicas. Muitas vezes, na busca pelo furo jornalístico, o repórter pode publicar contradições e reproduzir resultados errôneos.
A credibilidade do veículo e do profissional de comunicação é afetada. Uma informação errada pode causar na sociedade estragos incalculáveis, destruir a imagem dos envolvidos no fato, deixando marcada na memória do cidadão.

Nenhum comentário: