Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os novos desafios da sociedade contemporânea

Em entrevista concedida à acadêmica do jornalismo, Gilkiane Cargnelutti, o psiquiatra Dr° Fabian Abaid falou do estresse na sociedade moderna. Segundo Abaid, as novas tecnologias trouxeram junto com a comodidade, uma maior demanda de compromissos, o que acarreta em novas preocupações, que quando não administradas corretamente desencadeiam os primeiros sintomas do estresse, como irritabilidade fácil, insônia, desatenção, dores de cabeça, ansiedade, entre outras.
Porém, o que deve ser ressaltado é que nem sempre a pessoa que apresenta esses sintomas sofre de estresse. Às vezes, como explicou o psiquiatra, existem situações que provocam essas reações. No entanto, o que deve ser diagnosticado é com que freqüência esses sintomas aparecem, o tempo de duração e principalmente, se isso está trazendo prejuízos para a pessoa.
Em alguns casos, como luto, sintomas como choro fácil, tristeza, e falta de motivação estão dentro do normal, do que é esperado pelos especialistas. Quando isso ocorre, inicia-se um processo de recuperação, que muda de pessoa para pessoa. Em casos onde aparentemente a pessoa não teria motivos para apresentar esses sintomas, e estes estão cada vez mais freqüentes, uma recomendação é procurar ajuda, pois pode ser o início de um transtorno mental, que quanto antes for diagnosticado, maior as chances de um tratamento eficaz.


Nenhum comentário: