Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A importância do jornalismo científico

Notícias sobre os estudos científicos são publicadas pelos mais variados meios de comunicação. A variedade de informações deixa os materiais em fácil acesso. O problema é que profissionais utilizam as informações, apenas transferindo para seus textos. Com o desenvolvimento de meios de comunicação como a internet, onde o usuário pode encontrar qualquer publicação científica ou noticia sobre ciências, o plágio de informações se torna frequente.

Na atualidade o jornalismo cientifico é uma ferramenta importante para a divulgação de estudos realizados. O público deve adotar critérios, como a credibilidade e a confiabilidade no meio onde se está sendo adquirida a informação. O desenvolvimento do país depende muito desse tipo de estudo, mas precisa ser avaliado de forma correta, para que os conteúdos não venham a divulgar inverdades ou causar problemas.

A opinião pública deve estar por dentro de todos os acontecimentos do meio cientifico, para reconhecer os deslizes de publicações mal feitas ou simplesmente clonadas de outro lugar.

A prática do jornalismo científico cada vez mais deve se profissionalizar, com pessoas capacitadas em divulgar pesquisas científicas com precisão e clareza. Com isso os usuários estarão aptos a formarem suas opiniões sobre o assunto.

Nenhum comentário: