Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Habilidades Motoras Delicadas

Na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro de 2009, a acadêmica, do 6ª semestre, do curso de Fisioterapia, Larissa Rocha, expôs a pesquisa realizada junto com suas colegas, Ana Paula Gigoski, Lívia Rossato e Samantha Marques. O grupo fez a avaliação das habilidades motoras delicadas em crianças de dois a três anos, com o objetivo de avaliar de forma comparativa o desenvolvimento motor fino de crianças de dois e três anos da Escola Darcy Vargas, localizada no Bairro do Rosário, em Santa Maria.
A pesquisa descritiva foi realizada com dois grupos de crianças, divididas em cinco para cada grupo, no período de 24 de maio à 21 de junho de 2009, em encontros semanais. As habilidades avaliadas foram alguns movimentos simples como girar a maçaneta, abrir e fechar uma garrafa, usar uma tesoura, dobrar papel, abotoar botões entre outros. Esses movimentos são para estimular as atividades motoras delicadas das crianças.
A maioria das crianças foram aprovadas em todas as atividades realizadas ao longo do período de atividades. Os grupos foram equivalentes nos resultados finais. O domínio de todos os movimentos finos são fundamentais e básicos para o desenvolvimento da criança. Além disso, elas precisam menos ajuda dos adultos, dando uma independência física, como abotoar os botões da calça e amaras os cadarços.
É preciso estudar as habilidades motoras finas com uma visão terapêutica, pois em certas atividades as crianças podem desenvolver-se tardia ou avançadamente, de acordo com cada pessoa. Um terapeuta teria a função de criar artifícios, como jogos, massas de modelar, brinquedos, entre outros, para desenvolver normalmente às atividades.


Vinicius Ferreira

Nenhum comentário: