Pesquisar este blog

domingo, 8 de novembro de 2009

Estudantes lançam modelo de automóvel esportivo

Durante um ano e meio os alunos e professores do Laboratório de Protótipos de Engenharia Automotiva da Universidade Luterana do Brasil se dedicaram a uma pesquisa e, ao mesmo tempo um sonho. Depois de muito trabalho, ele virou realidade e a equipe lançou o automóvel esportivo Avus. A realização e os créditos deste projeto é 100% dos alunos ao desenvolver o automóvel por apenas seiscentos reais.
A ousadia dos estudantes foi além, eles produziram também as peças como: a suspensão dianteira, o sistema de arrefecimento e o chassi. Já o revestimento do veiculo foi feito a partir de materiais encontrados em sucatas. O motor e algumas peças eram utilizados nas aulas de engenharia, já o sistema de injeção eletrônica e freios foram doados por empresas que viram e acreditaram em o projeto ser uma excelente oportunidade de aprendizado para os alunos de engenharia.
O Avus é um automóvel com motor 2.0, tração traseira, cerca de 120hp de potência, injeção e ignição programável e cinco marchas. Outro destaque do esportivo é seu peso, apenas 600 kg, a metade de um carro similar. O projeto e a construção do Avus surgiram de uma ação que envolveu alunos de Engenharia Automotiva e Design da Universidade.
Mas a equipe de alunos e professores do Laboratório de Protótipos não vai parar por aí. Eles já estão envolvidos na criação de um automóvel 1.4 todo fechado, com portas e janelas e outro com motor 1.0 extremamente otimizado, visando ultrapassar o recorde de velocidade com esse tipo de carro que é de 212 km/h.
O Avus estará esposto no Pavilhão da Inovação durante a Feira da Industria e Comércio de Santa Maria (FEISMA) 2009, de 31/10 à 8/11.
Texto e foto: Evandro Sturn

Nenhum comentário: