Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Educação e inovação como tema principal de abertura do XIII SEPE

Iniciou hoje o XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Unifra. A solenidade e palestra de abertura foram nesta manha no Conjunto I, no salão de Atos. Educação e Inovação foi o tema principal da palestra ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Gonzalez Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Por mais de uma hora o professor expôs dados, pensamentos e estudos sobre as continuas mudanças que a educação, a ciência, a licenciatura, a sociedade e os alunos estão vivendo. O professor destacou a desvalorização do trabalho e da educação. E falou de dados divulgados recentemente pela UNESCO sobre os estudantes de licenciatura. A maioria desses estudantes vivem com um a quatro salários mínimos por mês. E que 2/3 trabalham como professores, com carga horária acima da permitida. Os números ainda mostram que 76% dos estudantes são mulheres e 44% negros.
“A licenciatura está desvalorizada, e essa desvalorização estende-se também para as áreas de graduação”, afirma o professor. Na palestra Gonzáles destacou a mudança comportamental dos alunos e o não acompanhamento do mesmo pelos professores. Os alunos se modernizaram e os professores não. Ele afirma que o professor deve ter os olhos abertos e um olhar realista para sua sociedade. “A universidade ignora a sociedade, ela sabe pouco sobre sua sociedade”. Ao final da palestra Gonzalez exigiu dos professores e alunos o direito ao conhecimento.

Bárbara Weise

Nenhum comentário: