Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Destino ecológico para o óleo de cozinha

O quê você faz com o óleo usado em frituras? Descarta na pia, na descarga? Na tentativa de diminuir esse mau hábito, uma empresa santa-mariense trouxe uma nova solução. A Recóleo tem um programa gratuito de recolhimento de óleo de cozinha. O empreendimento é uma parceria entre a Corsan e a Secretaria de Município de Proteção Ambiental. Para ajudar o meio ambiente e evitar entupimentos no encanamento dos lares, a companhia propõe a criação de um ponto de coleta de óleo nos prédios.
Conforme a representante da Recóleo, Márcia Toaldo, há dois anos a proposta já é um sucesso em alguns locais, como mercados e, por isso, estende-se aos condomínios. Também serão criados pontos de coleta estratégicos, para as pessoas que moram em casa possam descartar o óleo vegetal.
O funcionamento é simples. Os interessados devem despejar o óleo em uma garrafa pet e armazená-la em uma bambona coletora, com
capacidade para 50 embalagens. Quando ela estiver cheia, a empresa recolhe os recipientes. O óleo vegetal será enviado à companhias de fabricação de sabões.

Você sabia?
Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água, equivalente ao consumo de um ser humano de 14 anos.
Em contato com o oceano, passa por transformações químicas de decomposição, emite para a atmosfera gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. Este contribui para o aquecimento global.

Fotos: Nicholas Fonseca

Nenhum comentário: