Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma esperança para quem luta contra o Vírus HIV

Teste realizado na Tailândia motiva pesquisadores brasileiros que buscam a cura da AIDS. Os estudos tinham um desenvolvimento lento depois de várias tentativas frustradas na criação de uma vacina. Agora a vacina respondeu imunologicamente ao vírus. Iniciativas como essa podem gerar mais investimento científico tanto por parte do governo quanto da iniciativa privada.
No ano de 2008, mais de 7 milhões pessoas foram infectadas por dia no mundo. A maioria dos contágios é registrada em países pobres e na população com idade entre 15 e 24 anos. A África Subsaariana é a região com mais casos, 72% das mortes mundiais ocorrem nesse local . Mesmo com números assustadores a Organização das Nações Unidas-ONU revela que houve redução do número de mortos pelo HIV.
Apenas no ano passado o Brasil registrou cerca de 13 mil casos da doença e pesquisas revelam que as relações sexuais crescem enquanto o uso de preservativo diminui. O índice de pessoas que se protegem é maior entre os jovens. Os adultos com parceiro fixo dispensam o preservativo na maioria dos casos.
Porém, ao mesmo tempo em que possibilidades de vacina contra a AIDS renovam as esperanças das pessoas contaminadas, fica claro que existem outras barreira além da científica. Apenas um terço da população mundial infectada tem hoje acesso universal aos medicamentos.
Para conter a epidemia do vírus é preciso uma conscientização e políticas públicas eficazes na prevenção e no tratamento da AIDS. O governo federal deve investir em programas que auxilie e informe os jovens sobre o Vírus e a importância de usar preservativos. O uso da camisinha é a melhor forma de se prevenir e prevenir o parceiro. A divulgação e os debates sobre o assunto ajudam a criar uma conscientização de saúde.
Não é possível conter a contaminação enquanto mecanismo de prevenção e doenças sexualmente transmissíveis forem tratados como tabus, por escolas, famílias e religiões.
É fundamental saber que a AIDS é uma doença séria e que até a cura existe um longo caminho.

Nenhum comentário: