Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A leitura de revistas e os jovens

A internet está tomando o espaço de muitos meios de comunicação. A revista é um veículo que vêm sendo prejudicado com as informações online. Para atrair leitores, as publicações estão se especializando em um público alvo. Um exemplo disso são as revistas voltadas para os jovens, geração acostumada desde cedo a utilizar a rede mundial de computadores.
Para aproximar os jovens, a revista usa como artifício, conteúdos voltados para o público adolescente. Assuntos sobre bandas famosas de sucesso nacional e internacional, testes de raciocínio, dicas de comportamento e sexualidade são os temas preferidos para atrair a atenção dos leitores.
O técnico de computação Ricardo Calai, 20 anos, é assinante da revista Men´s Healt há dois anos. Ele ressalta a importância do meio impresso na juventude. Para Calai, as matérias publicadas na revista incentivam os jovens a cuidarem da saúde e da sexualidade. “Quando leio as matérias sobre saúde, procuro seguir as dicas da revista”, afirma.
Já o estudante Leonardo Pereira, 21 anos acredita que revistas estão caindo em desuso. “Quando preciso de uma informação recorro à internet”, revela. Pereira busca os mais variados assuntos por sites de busca. O estudante conta que tem um relacionamento aberto com seus pais. Sempre que necessário tira suas dúvidas com eles. “Meus pais tem experiência, já vivenciaram todas as situações que eu passo”, justifica. Para Pereira as revistas mostram os temas polêmicos de maneira superficial.
A professora Deise Ferreira conta que em suas aulas procura estimular os aluno a utilizarem revistas como meio de informação. “Faço atividades de leitura em sala de aula e exercícios de recortes de reportagens”, lembra. Para ela, os jovens devem criar o hábito da leitura desde cedo, independente do meio de comunicação. Mas como a internet ainda não chegou na maioria das salas de aula, a preferência segue sendo revistas e jornais.
A maioria dos jovens procura por conteúdos na internet. Porém, alguns assuntos são tratados como tabus. Um exemplo disso é falar sobre a sexualidade na adolescência. As revistas tendem a abordar temas polêmicos de uma maneira que se aproxime cada vez mais dos jovens.
O interesse dos jovens pela leitura existe, porém com a internet os temas são selecionados pro cada pessoa. Na revista os temas são propostos pela editoria e o adolescente tem a possibilidade de ler um pouco de cada assunto.

Por Vinícius Ferreira

Nenhum comentário: