Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2009

Curso de meteorologia na UFSM

O Gruma (Grupo de Modelagem Atmosférica) é formado por alunos do curso de Meteorologia da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria. O grupo realiza estudos de caráter experimental e faz as previsões do tempo para a cidade. Segundo eles, a previsão pode ser feita com três dias de antecedência ocorrido o fenômeno. O índice de acertos nos estudos atinge 70%.
O grupo emite boletins diários pelo site oficial do Gruma, http://www.gruma.ufsm.br/, feito para alertar a população sobre possíveis tempestades.
O Gruma é formado por acadêmicos aprendizes e, desse modo, as atividades visam fornecer experiência na função e qualidade no ensino. Eles alertam essa condição por enfrentarem críticas sobre os erros nas previsões.
O professor Otávio Acevedo fala que a meteorologia de Santa Maria dispõe de avançados computadores para realizar as previsões, mas ressalta que a máquina não faz tudo. O meteorologista tem que lidar com as variações de cálculo e do tempo para desenvolver um trabalho eficaz e com quase 100% de certeza e acerto. “Não é algo padrão, o tempo muda muito rápido de uma hora para outra e o profissional tem que saber trabalhar com isso para obter consistência na sua previsão”.
Ele lamenta o fato do RS ser o único estado da região sul a não possuir um centro regional de meteorologia. “Isso seria importante para a descentralização do curso de meteorologia em si, pois existe apenas aqui na cidade e em Pelotas. Seria bom também para outras sedes do INPE em geral.
O professor defende ainda que as formas populares de reconhecer as possíveis viradas no tempo são muito válidas e verdadeiras. A experiência e opinião principalmente de pessoas mais velhas é de grande relevância. Explica que por residirem muitas vezes em lugares afastados do perímetro urbano por longo tempo, acabam por adquirir conhecimento real da variação do clima perto de suas moradias.
Seja informado por profissionais ou ditos populares, os habitantes da região de Santa Maria devem procurar ficar atentos a estes avisos e sinais. O simples fato de ter a informação, pode salvar muitas pessoas de acidentes provocados por estes eventos e até mesmo salvar a nossa vida. Pois como pôde-se perceber, o clima na região centro pode surpreender a qualquer minuto.

Nenhum comentário: