Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comportamento: recolha a sujeira do seu bichinho

Quem nunca pisou nas “necessidades” de um cachorro que atire a primeira pedra! Este inusitado e desagradável fato vem se repetindo cada vez mais nas cidades, seja pelo aumento de animais abandonados ou pelos donos mal-criados que levam seus animaizinhos para passear e “esquecem” de recolher a sujeira deixada no caminho.
Um morador do bairro Moema, em São Paulo resolveu fazer a sua parte. Não. Ele não tem cachorro, nem gato. Também não matou os bichinhos da vizinhança. Mas, usou do bom humor para pedir às pessoas que passeiam com animais para recolherem a sujeira que tanto incomodava – e em alguns lugares ainda incomoda, e muito. Segundo o G1, a campanha já deu resultados. O dono da idéia contou que 90% do problema já foi solucionado.
Estive em São Paulo no começo do mês de outubro e me deparei com esta realidade. Porém, a consciência já pesou por lá. É muito comum ver donos de cães passeando pelas calçadas munidos de sacola plástica, jornal ou qualquer objeto que ajude na limpeza do ambiente “batizado” pelos animais.
De volta a Santa Maria, caminhando em um parque localizado na região central da cidade, pude notar que a maioria dos meus conterrâneos ainda não evoluiu neste quesito. Resultado: encurtei meu passeio, voltei para casa indignada e com o tênis sujo. Por isso, convido a todos para abraçar esta campanha. Recolha a sujeira que seu cachorrinho deixa na rua! Não sou contra animais. Bem pelo contrário, tenho três cachorros e sou totalmente a favor do passeio pelas ruas e calçadas da cidade. Porém, a responsabilidade pelos dejetos dos nossos animaizinhos é de cada um de nós. Recolha a sujeira, coloque em um lixo mais próximo e mantenha a cidade limpa e perfumada! Isso também é consciência ambiental.


Marielle Pereira Flôres
Jornalista

Nenhum comentário: