Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O jornalismo e o pré-sal

Um dos assuntos mais abordados hoje, pelos meios de comunicação é o pré-sal. Jornais, sites, emissoras de televisão e rádio nutrem, por exemplo, a editoria de economia e política com o tema. Isto porque no campo jornalístico adotam-se certos critérios de noticiabilidade. Há uma seleção do que é importante ser midiatizado e uma análise do motivo dessa importância. A riqueza tão explorada e motivo de guerra em outros territórios, estende-se do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo. Mas então, por que se tornar notícia aqui no Rio Grande do Sul?
Em um primeiro momento porque a economia do Brasil será afetada e nós fazemos parte do território. Em um segundo momento, porque o país, a sociedade precisa entender uma questão que faz parte de noticiários nacionais.
Como sendo um fato recente, muitas ainda são as dúvidas acerca do pré-sal . As explicações e desmembramentos do assunto são importantes à medida que situam os leitores, ouvintes ou telespectadores. O uso de ilustrações e mapas colaboram para o melhor entendimento do fato.
A editoria de economia do Diário de Santa Maria, publicou uma reportagem explicando o processo. Questões como: onde está localizada essa riqueza, como ficará o Rio Grande do Sul em relação aos recursos provenientes da exploração do petróleo até o que é a camada do pré-sal e onde se localiza, são exemplos dessa abordagem. A diagramação e os recursos da Editoria de Arte colaboraram para tornar a matéria ainda mais didática. Poderia-se dizer que é uma das reportagens importantes para ajudar no entendimento do início de um processo complexo, que além da economia afeta também a política .
A responsabilidade dos profissionais da comunicação é percebida em assuntos como o pré-sal. O jornalista transforma uma informação complexa, em acessível através de uma linguagem compreensível aos receptores.
Confira a reportagem do Diário de Santa Maria.
Francine Boijink

Nenhum comentário: