Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

H1N1 já era pauta em 2000

A edição de junho de 2000 da revista Saúde trouxe a reportagem especial sobre o que denominou de a Supergripe.
Nada mais era do que uma didática e detalhada reportagem sobre o vírus influenza e seus efeitos no organismo humano, exatamente como está sendo vivenciado pela população hoje.
A reportagem traz o alerta dos epidemiologistas, bem como a necessidade de atacar o vírus em 48 horas com medicamento correto. Na ocasião, a revista indicava que um novo medicamento estava sendo testado para o combate à gripe. Coincidentemente, era o Tamiflu fabricado pela empresa suíça Roche. O laboratório faturou 24 bilhões de francos e teve um lucro de 3,8 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2009.

As vendas do Tamiflu renderam um bilhão de francos no período, um aumento de 203% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Resta perguntar: sabendo-se da existência do vírus e de seus efeitos há mais de nove anos, não teria sido tempo suficiente para produzir uma vacina eficaz?
Que outros interesses estão envolvidos nessa questão e não estão sendo esclarecidos?

Da redação

2 comentários:

Cristina Cavasotto disse...

Sugestões p/ post anterior:

http://penseverdeja.blogspot.com/2009/08/beddington-condominio-de-energia-zero.html

http://penseverdeja.blogspot.com/2009/08/porto-alegre-tem-empreendimento.html

http://penseverdeja.blogspot.com/2009/06/vida-em-ecovila-reportagem-globo.html

http://penseverdeja.blogspot.com/2009/07/ideias-simples-de-grande-impacto.html

Anônimo disse...

IMPOSSÍVEL ACREDITAR QUE 10 ANOS SE PASSARAM E NINGUÉM FEZ NADA, SERÁ QUE NÃO TEM ALGUMA COISA ERRADA NESSE NICHO FARMACÊUTICO??????
EM 10 ANOS NÃO HÁ TEMPO SUFICIENTE PARA PRODUZIR UMA VACINA QUE COMBATA ESSE VÍRUS EM MUTAÇÃO AO FAVORECIMENTO DE ALGUNS EM RELAÇÃO A SAÚDE PÚBLICA? É UMA VERGONHA, MILHARES DE PESSOAS MORRENDO E O GOVERNO NÃO TOMA ÀS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS!!! QUE PAÍS É ESTE EM QUE VIVEMOS?