Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Laboratório Merck teria financiado falsa revista

A denúncia foi feita há algumas semanas pelo jornal The Australian. O jornal comprovou que cientistas, médicos e acadêmicos foram recrutados pela empresa farmacêutica para endossar artigos que atestam a segurança do Vioxx, um antiinflamatório produzido pela Merck. Lançado em 1999, o medicamento teve muito sucesso por ser eficiente e não causar problemas estomacais. No entanto, após várias denúncias de problemas cardíacos causados pelo seu uso, o produto foi retirado do mercado em 2004. A indústria responde processo por causa dos efeitos colaterais, e a denúncia de que um periódico destinado à promoção dos produtos da Merck veio à tona durante ele.
De acordo com a denúncia, a Merck, Sharp and Dohme Austrália (MSDA) teria patrocinado vários números de uma publicação da Exerpta Medica, uma subdivisão da gigante editorial Elsevier – a revista Australasian Journal of Bone and Joint Medicine. Sem indexação no Medline, a revista também não tem website. Atingida, a Elsevier admitiu que a revista era patrocinada pela MSDA, e que trata-se de uma " publicação complementar "que leva resumos e compilações de artigos publicados em outras revistas avaliadas por pares e publicadas pela editora, incluindo a respeitada revista Lancet.
A Elsevier admitiu também ter publicado entre 2000 e 2005 seis revistas patrocinadas por indústrias farmacêuticas que pareciam ser revistas avaliadas por pares, e afirma estar reexaminando suas publicações após as denúncias de irregularidades. No entanto, não divulgou os valores e nem quais as empresas farmacêuticas eram patrocinadoras.
O escândalo data de abril último e, desde então, nada foi divulgado pela imprensa brasileira.

Copydesk: Observatório da Imprensa/12/05

Da redação

Nenhum comentário: