Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nova fonte de buscas culturais

Lançada recentemente, a Biblioteca Digital Mundial tem o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura e disponibiliza importantes fontes provenientes de países e culturas do mundo. O acervo é amplo mas ainda não é completo, e logo na entrada do site, os materiais são separados em América do Norte, América Latina e Caribe, Europa, África Setentrional e Oriente Médio, África, Ásia Meridional e Ásia Central, Ásia Oriental, Sudeste da Ásia e Oceania e Pacífico. Até o momento, os maiores conteúdos são da Europa e América Latina e Caribe.
A Biblioteca Digital Mundial está disponível em sete idiomas diferentes, e oferece aos visitantes fotos antigas, mapas, desenhos, vídeos e conteúdos, reunidos em um só lugar. O Site oferece ainda uma visualização diferenciada de suas imagens e fotos, com um sistema de zoom que facilita a visualização dos mínimos detalhes.
O conteúdo histórico da nova biblioteca é rico, e traz imagens raras e complicadas de se achar em outros sistemas de buscas como o
Google Imagens. Estas imagens, desenhos, mapas, manuscritos e fotos que estão agora digitalizados e reunidos na Biblioteca são de livre acesso a qualquer usuário que utilize a internet. O conteúdo de vídeos ainda é fraco, e o forte do site é a ferramenta de buscas e fotos.
O sistema de buscas do site é simples e eficiente. Os usuários podem procurar por palavras exatas ou refinar a pesquisa utilizando localidade, período, instituição, entre outros. Dentre os objetivos da Biblioteca estão expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na internet e fornecer recursos para educadores, acadêmicos e para o público em geral.
Por Pricila Lameira

Nenhum comentário: