Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Governo divulga novo tratamento contra a tuberculose

O 3º Fórum Mundial de Combate à Tuberculose realizado no Rio e Janeiro de 23 a 25 de março último, e noticiado pelas diversas mídias durante a semana, trouxe uma boa notícia aos brasileiros. O Sistema Único de Saúde - SUS, terá um novo medicamento no tratamento da doença a partir do segundo semestre de 2009. A Dose Fixa Combinada (DFC), recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reduzirá de seis para dois comprimidos diários. O custo do medicamento será menor, aumentando assim, o número de adesão dos pacientes ao tratamento. O Ministério da Saúde alerta que os pacientes que abandonam o tratamento antes do término provocam a resistência da bactéria bacilo de Koch às drogas. A informação foi divulgada pelo ministério justamente na abertura de um fórum com grande visibilidade mundial. Seria coincidência?
O Brasil está entre os 22 países com o maior número de casos de tuberculose no mundo. Em 2000, o país se comprometeu a dar prioridade ao controle da doença e demorou nove anos para adotar a DFC . Apenas cinco países no mundo ainda não utilizam a DFC para tratar a doença.

Os caminhos da doença
A tuberculose é transmitida pelo ar e ataca principalmente os pulmões. Entre os sintomas estão tosse, febre, perda de peso e falta de apetite. O bacilo de koch se multiplicam facilmente nos pulmões e sem tratamento imediato formam as cavernas tuberculosas que inflamam e sangram com freqüência. A tosse passa a ser com pus e sangue. A prevenção principal é a vacina BCG aplicada nos primeiros 30 dias de vida. Ela é capaz de proteger contra as formas mais graves na doença. O tratamento é feito a base do medicamentos TFC, conhecido como quatro em um, tem duração de seis meses e o SUS oferece tratamento gratuito.
Por Alice Bollick, Pricila Lameira e Neli Mombelli.

2 comentários:

HISTÓRIA UNIFRA disse...

Uma notícia muito interessante, o novo medicamento apresentado aos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde, se não fosse o maior e grande problema que os pacientes enfrentam, que é o descaso do governo. Faltam os medicamentos nos postos de atendimentos e consultas como matéria exibida na televisão onde uma paciente de 70 anos teria que esperar 125 anos para uma consulta (só se for parente do Matusalém). Com certeza a política de saúde tem muito a ser melhorada, mas falta boa vontade de nossos governantes.


Gilberto Rezer

Dorotéia Sant'Anna disse...

E dizer que a doença estava praticamente erradicada no país. Tem coisas difíceis de aceitar!