Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Radiojornalismo comunitário na Unifra

O projeto de extensão “Radiojornalismo Comunitário” do Centro Universitário Franciscano orientado pelo professor e jornalista Maicon Elias Kroth, leva à comunidade da zona sul de Santa Maria informação e inclusão social, além ajudar na busca de soluções de problemas da população.
Realizado através do Programa de Bolsas de Extensão da UNIFRA (PROBEX), o programa Estação Notícia que vai ao ar pela Caraí FM-106,3 MHz, das sete às oito horas, nas quartas e sextas-feiras é produzido, editado e apresentado pelo estudante do terceiro semestre de jornalismo Carlos Wenceslau Júnior.
O programa que tem duração de uma hora é dividido em quatro blocos com duração de 12 minutos cada. São veiculados notícias e boletins gravados. A produção é baseada no material disponível na Internet e em releases de assessorias de órgãos públicos.
São fontes para o programa sites da Prefeitura Municipal, em primeiro lugar, devido ao valor-notícia de proximidade, Agência Rádio Web e Agência Chasque de notícias.
O Estação Notícia tem por premissa levar à comunidade da Vila Tropical na zona sul de Santa Maria, fatos que de alguma forma mexam com suas vidas, que cumpram uma função social, e faz com que o programa aborde diversos temas de perfil comunitário e de serviço, cumprindo um papel de utilidade pública, educação e cultura.
“O jornalismo comunitário se caracteriza como um gênero contra-hegemônico que rompe com os pressupostos teóricos e da prática jornalística tradicional condizentes com a grande mídia. Nesse contexto o radiojornalismo comunitário surge como um meio que busca o exercício da cidadania e que trata dos assuntos ligados à sua comunidade”, conclui Carlos Wenceslau.
Por Diogo Viedo

Nenhum comentário: