Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vento Norte & Violência Doméstica

Estudo científico comprova que o vento norte que sopra na região de Santa Maria, tem influência no aumento do índice de violência doméstica.
A pesquisa, desenvolvida pelos acadêmicos João Paulo Gobo, Felipe Monteblanco e Gabriela Portes, do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob a orientação da professora Doutora Maria da Graça Sartori responsável pelo Departamento de Geociência da UFSM, e apresentado no 8º Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, ocorrido em agosto último, em Minas Gerais, analisou a relação entre os dias de vento norte e as ocorrências de violência domiciliar registradas na Delegacia da Mulher e do Idoso de Santa Maria.
O período estudado, 1° de janeiro de 2002 a 31° de dezembro de 2005, mostrou que os episódios de Vento Norte obtidos junto à Estação Meteorológica de Santa Maria, foram relacionados às 6.057 ocorrências consideradas como violência referentes à lesão corporal, vias de fato e ameaças, entre as 19.195 ocorrências registradas na Delegacia da Mulher e do Idoso de Santa Maria.
De acordo com João Paulo, “foi constatado que em dias de vento norte há um aumento médio de quatro a cinco ocorrências em relação aos dias sem vento norte.” Segundo a análise qualitativa da velocidade do Vento Norte nos 110 episódios identificados entre 2002 e 2005, revelou-se que em alguns deles a intensidade das rajadas chegaram até 30 m/seg., como entre os dias 18 e 22 de julho de 2003. É justamente neste episódio que aconteceu o maior número de denúncias de violência doméstica na Delegacia da Mulher e do Idoso.
Esses acontecimentos já haviam sido verificados em trabalhos de SARTORI (2000) e PERETTI; SARTORI (2003), quando a maioria dos casos de Vento Norte foi analisada entre meados de outono, inverno e primavera, evidenciando ainda mais o aumento do número de ocorrências durante estes episódios. Os meses de maior registro de violência doméstica são janeiro e dezembro, também em função das festas de Natal e do final de ano, quando a ingestão de bebidas alcoólicas é responsável por muitos casos de agressão.

3 comentários:

Luisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luisa disse...

q locura isso. Também que ridiculo!
como as pessoas se influenciam e gostam de ter essas manias. É como estudos que dizem q quando chove muito existe o perigo da depressao!! Parece que a natureza deve se adequar ao homem....

Blog disse...

Não é mania. Há depressão sazonal e isso está comprovado cientificamente.
Não podemos simplificar tais fatores de influência.