Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre a pílula do dia seguinte

Muitas mulheres usam a pílula do dia seguinte como se fosse um método anticoncepcional e na maioria das vezes sem orientação médica.
Segundo a Farmacêutica, Vera Frazzon é comum a compra desse medicamento diariamente. “A venda aumenta na segunda-feira, mas vendo todos os dias e nunca vendi com receita do médico. Tem mulheres que já são freguesas e que sempre aparecem em busca do medicamento. A única preocupação é se a pílula realmente funciona, se não tem chance nenhuma de engravidar, se prejudica algo na saúde elas nem querem saber. Eu sempre que tenho oportunidade aconselho que consulte o ginecologista e que usem um método anticoncepcional”.A farmacêutica também contou que não existe uma faixa etária certa que vai a busca da pílula. “Vem muitas adolescentes, mas também vem muita senhora, acredito que pra comprar pra filha e os homens também vem comprar”. Não existe nenhuma lei que proíbe a venda, ou que exija receitas médicas para compra. O preço da pílula varia entre R$ 15 a R$ 25 reais.
Para saber mais sobre o uso da pílula do dia seguinte leia as informações a seguir:

O que é?
Essa pílula é uma anticoncepção de emergência que é utilizada depois de uma relação sexual desprotegida, onde houve falha de um método anticoncepcional ou onde nenhum método foi utilizado. Ela não protege de nenhum tipo de doença sexualmente transmissível.

Como age?
A função da pílula do dia seguinte, quando utilizada da forma correta, é impedir ou retardar a liberação do óvulo pelo ovário, impossibilitando a fecundação, ou impedir a fixação do óvulo fecundado no útero (nidação), através da desestruturação do endométrio, com isso evitando a gravidez.

Como deve ser tomada?
Funciona com dois comprimidos. O primeiro deles deve ser tomado de preferência nas primeiras 24 horas após a relação desprotegida. A outra dose deve ser tomada no intervalo de 12 horas após a primeira. Também já existem medicamentos disponíveis com apenas um comprimido, com o mesmo efeito para ser tomada de uma só vez.

É segura?
Usada até 24 horas da relação tem um índice de falha de 5 %. Entre 25 e 48 horas o índice de falha aumenta para 15 % e entre 49 e 72 horas o índice chega a 42 % de falhas.
Quais os efeitos colaterais?
Pode apresentar vômito após o uso, mas não é muito comum. Além disso, pode ter dor de cabeça, sensibilidade nos seios e náuseas. No caso de vômito ou diarréia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida.

Fonte: Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul.
Por Bruna Manzon

Nenhum comentário: