Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Santa Maria é precária no atendimento odontológico público

Santa Maria, cidade do interior do Rio Grande do Sul, possui 274 mil habitantes atendidos por apenas 44 dentistas, dentro do Sistema Único de Saúde. Os dados do IBGE e da Secretaria de Município da Saúde revelam que para cada dentista na cidade, existem 6227,27 pacientes.
Tal realidade é refletida no decréscimo dos indicadores da cobertura da primeira consulta odontológica em Santa Maria, registrados pela prefeitura municipal. No primeiro semestre de 2006, 5,12% pessoas fizeram a primeira visita, em 2007 foram 4,49% e em 2008 o índice cai para 4,28%. O comparativo demonstra uma queda significativa, talvez explicada pelos parcos dentistas em atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
As ações referentes às políticas de saúde bucal não se limitam à disposição de dentistas, mas estão embasadas em campanhas de prevenção. Nos primeiros seis meses de 2006 o número de ações especializadas em odontologia somava 3.162, já em 2007 esse índice caiu para 2.508. Segundo o DATASUS, alguns aspectos como o período de férias, a falta de material e o registro inadequado de informações podem explicar tal decréscimo.
Segundo o enfermeiro e coordenador do PSF, Programa de Saúde da Família, José Cristiano Soster, a odontologia é a área em pior situação de atendimento em Santa Maria. Ele atribui três fatores principais para isso: “Há falta de perfil para trabalhar no SUS, há estagnação do PSF, visto que era para ser 44 equipes e são 16, dessas apenas cinco contam com dentistas. Há, também, problemas no processo de trabalho”. Segundo Soster, essa situação acontece mesmo não faltando remédios, equipos e equipamentos suficientes para o atendimento.
Santa Maria faz parte de um contexto nacional no qual dados estatísticos mais generalistas em relação à odontologia são escassos. No entanto, em pesquisa feita pelo SB BRASIL 2003, estão referenciadas algumas informações.
Sobre dados pontuais, há pesquisas que explicitam investigações acerca de comunidades específicas. No entanto, a precariedade de dados evidencia,também, a invisibilidade da questão diante do poder público.

Nenhum comentário: