Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Radioterapia: a solução ou o problema

Já não bastava a doença do câncer? Agora, os 47 pacientes que necessitam do serviço de radioterapia têm um problema a mais a ser enfrentado. Na quinta-feira ,16 do corrente mês, o Serviço de Radioterapia do HUSM, Hospital Universitário de Santa Maria, foi interditado por 90 dias. A determinação veio do Setor de Vigilância em Saúde que alegou falta de infra-estrutura, de aparelhos, de instalações adequadas e de profissionais e funcionários. Por enquanto, o problema das pessoas que realizavam o tratamento contra o câncer não tem data marcada para acabar.

Auditorias públicas e reuniões entre o Husm e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) já estão sendo realizadas para que o serviço volte a funcionar o mais breve possível. Os próximos passos a serem dados pelo hospital é a compra de mais um aparelho de radioterapia, máscaras para proteger os pacientes contra a radiação e um médico que possa acompanhar o tratamento.
Claudete Lopes, delegada substituta da 4ª CRS, informou que os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital de Santa Cruz do Sul. “Nosso papel está sendo feito. Estamos direcionando os pacientes para Santa Cruz. O transporte é pago pelas secretarias. O problema é que nada ainda foi resolvido no hospital universitário. A compra de novos equipamentos já está sendo agilizada, mas isso leva tempo”.

O pedido para a compra de um novo aparelho de tratamento do câncer já foi feito. Segundo o diretor administrativo do Husm, Carlos Amaral, “encaminhamos ao setor jurídico da universidade o pedido emergencial, espera-se que o pedido seja liberado logo para efetuarmos a compra, que tem um valor de R$30 mil, mais ou menos”.

Quando questionado sobre a falta de profissionais no setor, Amaral afirmou que o problema será resolvido com o quadro do hospital e com funcionários terceirizados.

O prédio que abriga o serviço de radioterapia é antigo e não cumpre com algumas normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elaboradas em 2006. O Husm aguarda as verbas do Ministério da Saúde para fazer as reformas necessárias. Assim que o hospital fizer as melhorias exigidas, o Setor de Radioterapia será reativado e volta a funcionar.

Tratamento

A radioterapia é um tratamento para regenerar células com tumores. O tecido doente é exposto à radiação e o tempo da aplicação é calculado conforme cada caso. O tratamento do câncer pode ser feito por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, utilizadas de forma isolada ou combinada, dependendo do órgão e do grau de invasão do tumor.

Pacientes que precisam de tratamento para radioterapia devem entrar em contato com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, pelos telefones (55) 3222-3988 ou 3222-2929, ou ir na Rua André Marques, 675

Nenhum comentário: