Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Racionalização do uso da água, uma ação sustentável

Preocupadas com a escassez de recursos hídricos anunciada para as próximas décadas, algumas empresas de Santa Maria já desenvolvem projetos de reutilização da água. Um exemplo é a Expresso Medianeira, uma das maiores empresas de transporte coletivo do país, reaproveita até 80% da água utilizada na lavagem dos ônibus através das caixas de decantação. Economia que gira em torno de 100 mil litros/mês.
O projeto desenvolvido desde novembro de 2000 é um sistema de reaproveitamento da água da lavagem, onde o veículo entra no box e, através de um sensor, inicia o processo com o produto de limpeza (shampoo), os rolos de escovas e a água para enxaguar. Essa água cai no piso do box e vai para um separador de possíveis resíduos de óleo e outros detritos mais pesados. Depois, entra em um sistema de decantação com três galerias. A primeira para separar os detritos, a segunda com brita fina para reter os resíduos e a terceira com areia para filtrar. Depois deste procedimento ela volta para o tanque subterrâneo, de onde começou todo processo de lavagem.
A empresa aproveita a água da chuva, através de calhas, para repor a água que evapora ou é perdida na lavagem dos veículos. “A questão da responsabilidade socioambiental está presente na nossa missão, valores, política e objetivos da qualidade. Ficamos contentes por estarmos ajudando o meio ambiente, e fazendo um pouco do que todos deveriam fazer”, destaca Fernando Iop Saccol, coordenador do Programa Ambiental Medianeira, implantado em 2000.
Irriga, um sistema pioneiro
No setor agrícola, Santa Maria é pioneira no país na racionalização do uso dos recursos hídricos em lavouras. O sistema “Irriga”, criado pelo Centro de Ciências Rurais da UFSM e coordenado pelo professor Reimar Carlesso, gerencia propriedades e orienta a irrigação desde a semeadura até a colheita dos grãos. O projeto completa esse ano a 10º safra e atendeu, só em 2007, cerca de 120 propriedades nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia e Maranhão. O acompanhamento da área irrigada se dá através de 87 estações de monitoramento meteorológico espalhados pelo Brasil. O manejo é orientado diariamente pelo acesso ao site da universidade e a cada quatro semanas cada propriedade recebe a visita de um técnico do programa.
O sistema Irriga chega a atingir, em alguns cultivos, uma economia de até 40% de água e energia elétrica, o que aumenta o nível de lucratividade e produtividade. “O nosso grande objetivo como sociedade, além de reduzir o consumo da água, é manter ou incrementar a sua qualidade”, afirma Carlesso.
Para ser atendido pelo projeto IRRIGA, o produtor deve entrar em contato com o projeto através do site .
Reimar Carlesso recebeu, no dia 24 de março, do governo do Estado, o título de Amigo da Água, através da secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água em função do sistema Irriga.
Por Diogo Viedo

Nenhum comentário: