Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Diabetes: uma ameaça a cada indivíduo

Conhecida como uma doença metabólica, genética e hereditária que necessita de um tratamento e acompanhamento diário a "diabetes melito" ou apenas diabetes é diagnosticada pela taxa elevada de açúcar na urina.
A professora de ensino médio e pré-vestibular de Santa Maria, Regina Dorneles, cita em suas aulas de biologia que quando não haviam métodos e técnicas específicas para diagnosticar a doença, as pessoas urinavam e colocavam o líquido perto das formigas. Se elas se aproximassem era confirmado o nível excedente de açúcar. O fato é explicado porque há uma falha de produção de insulina no pâncreas.
A diabetes também pode surgir a partir de fatores externos como tumores do pâncreas ou distúrbios glandulares, quando é classificada como secundária e quando ela surge de origem genética é nomificada primária.
Dados epidêmicos
A diabetes do tipo 1 geralmente ataca crianças e jovens e a tipo 2 costuma ocorrrer em pessoas obesas de mais de 40 anos. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas a incidência de diabetes do tipo 2 está aumentando muito rápido e assumindo características epidêmicas em vários países.
Em Porto Alegre, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde 8,9% entre 100 habitantes convivem com a diabetes. O número esclarece a preocupação em cada vez mais divulgar e esclarecer dúvidas sobre a doença. A informação pode vir de programas do governo ou também do meio educacional dentro de uma abordagem mais simples.
Regina enfatiza sempre em suas aulas a importância de que a doença embora tenha um fator genético alto, "as pessoas devem evitar o sedentarismo, controlar a dieta e procurar seguir sempre as orientações médicas". Também salienta a importância de um apoio psicológico quando a gravidade da doença exige a injeção de insulina diariamente.
Por Denise Braga Lopes

Nenhum comentário: