Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Quinoa, nova arma da alimentação natural

A quinoa ou quinua é uma espécie da família do espinafre, de alto valor nutricional que no Chile e no Equador já foi amplamente usado para reduzir a desnutrição infantil. Foi qualificado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. É interessante para esportistas, alérgicos ao glúten, idosos, pessoas com propensão a doenças cardiovasculares, vegetarianos, amantes de uma alimentação saudável e esta conquistando a cozinha de conceituados restaurantes.
Este pseudocereal é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para o perfeito funcionamento do nosso organismo além de ser fonte de várias vitaminas e minerais.
A
Embrapa – Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados realizou um trabalho pioneiro com a quinoa da espécie Chenopodium quinoa Wil para adaptá-la ao cultivo no Brasil. Depois de longo tempo de pesquisa, foi disponibilizada em 2001 aos agricultores.
No Brasil, ela é ainda pouco conhecida. A pesquisa mostra as suas características nutricionais, reunindo informações sobre os benefícios de incorporação do quinoa no plano alimentar, indicando uma alternativa para diversificar e complementar a alimentação.
Segundo a nutricionista, Clarissa Dotto, a quinoa não faz milagres, mas fazendo parte de um plano alimentar equilibrado pode ajudar os seus consumidores a alcançarem as necessidades nutricionais desejadas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida junto aos benefícios de ótimo estado nutricional.

Benefícios da ingestão em
celíacos:
A vantagem da quinoa é que ela é isenta em glúten e pode ser consumida pelos portadores de doença celíaca. Os celíacos têm intolerância a alimentos elaborados a base de trigo, amido de trigo, centeio, cevada, triticale e aveia. Ao consumirem esses alimentos são acometidos de forte diarréia que pode levar a uma desnutrição generalizada. Controlar a alimentação é parte principal do tratamento, a ingestão de farináceos deve ser reduzida e excluída e se o doente pode ser curado, isso só ocorrera se manter uma dieta isenta de glúten.
Em indivíduos suscetíveis, o glúten desencadeia uma reação inflamatória no intestino delgado, que “achata” o epitélio, reduzindo a absorção. A extensão do comprometimento determina se o individuo com doença celíaca desenvolverá os sintomas, que incluem fraqueza, diarréia, fadiga, perda de peso e anemia.
Mesmo não sendo considerada uma substituta perfeita para os produtos convencionais quem contem glúten, a quinoa mostra-se uma alternativa atraente para elaboração de alimentos. Além de apresentar alto teor de proteínas, as quantidades de minerais encontradas nesse pseudocereal são suficientes para satisfazer as recomendações nutricionais.
A obtenção de produtos torna-se difícil sem as propriedades mecânicas conferidas pelo glúten, mas já existem varias formulações desenvolvidas utilizando grão de cereais não tóxicos.
Benefícios da ingestão em esportistas:
Tem sido estudada como um bom alimento para os esportistas pelo alto teor de carboidratos (amido), principal substrato energético utilizado na pratica esportiva, e também pelos aminoácidos essenciais que são importantes para o sistema imunológico. Os atletas devem ingeri-la antes e depois das provas, pois contem ômega 3 e ômega 6 auxiliares no armazenamento de glicogênio nos músculos formação e recomposição de fibras musculares rompidas durantes os exercícios.

Benefícios da ingestão em idosos:
Na terceira idade, um dos fatores mais relevantes na diminuição do consumo alimentar é a redução da sensibilidade por gostos primários como o doce, amargo, ácido e salgado. E com a perda dos dentes ou a utilização de próteses totais ou parciais inadaptadas, o idoso vai necessitar de um alimento com consistência macia e sabor suave, características estas encontradas no quinoa.
Devido à presença de todos os aminoácidos essenciais ele vai ajudar a retardar a perda de massa muscular. O consumo adequado de proteínas é fundamental para a manutenção da massa muscular que diminui com o aumento da idade.
O papel das fibras solúveis no metabolismo encontradas em boa quantidade no quinoa é de extrema importância para os idosos. Elas tendem a estabilizar as concentrações de glicose e insulina sangüínea pós-prandial e a reduzir o colesterol sérico.
Por ser fonte de vitaminas E, C, zinco e magnésio, que possuem propriedades antioxidantes vão ajudar a proteger as células contra ação dos radicais livres e a lisina vai ajudar a fortalecer a imunidade e a melhorar a memória.

Benefícios da ingestão em pessoas com propensão a doenças cardiovasculares:
Devido ao seu baixo índice de sódio e boa fonte de potássio, a quinoa regulariza o funcionamento do sistema muscular e os batimentos cardíacos.
A quinoa é rica em fontes protéicas de origem vegetal e de alto valor biológico, tendo a vantagem de não aumentar a ingestão de gorduras saturadas e colesterol presentes nas fontes animais e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Benefícios da ingestão em vegetarianos:
Auxilia vegetarianos restritos a atingirem suas necessidades protéicas diárias. Entretanto o quinoa não é fonte de vitamina B12 e ferro heme sendo este melhor absorvido pelo nosso organismo, cujas principais fontes são os alimentos de origem animal.

Um comentário:

sandra ferreira disse...

Sou Vegetariana,mas mas consumo leite,ovos e queijo.Cuido imenso da minha saude,adoro fazer caminhada,p perder gorduras localizadas,pois trabalho muito sentada,enfim,n aceito a idéia de ser gorda e gostaria de saber se a Quinoa é um produto que não engorda,já que estou a fazer uso desse cereal,acredito que seja realmente nutritivo,estão de parabens com essa matéria.Gostaria de obter resposta.Obrigada.