Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Falta ambiente popular para a Ciência na AL

Um dos principais aspectos no texto II Ciência e jornalismo científico na Iberoamérica de Manuel Calvo Hernando, é quando ele comenta os problemas do jornalismo científico na América Latina, apontando a falta de ambiente popular para a investigação científica como consequência de uma educação humanística dos últimos séculos, e uma ausência de sensibilidade nas classes dirigentes.
A falta de interesse dos meios de comunicação é outro ponto destacado pelo autor. Para ele, o processo é extremamente complicado, as fontes são de difícil acesso, há falta de jornalistas especializados em ciências e, principalmente, a falta de cooperação pela parte da comunidade científica faz do processo uma jornada muito difícil.

Por Barbara Zamberlan e Paula Minozzo

2 comentários:

Diogo Viedo disse...

Os governantes da America Latina,com seus modelos socialistas,tem total interesse em manter a populacao desinformada e analfabeta culturalmente. O conhecimento e a conscientizacao eh uma grande ameaca aos regimes populistas que predominam nos paises mais pobres do continente.O que leva a um boicote cultural.

Bibiane Moreira disse...

Realmente,fazer jornalismo científico nos dias de hoje tem sido muito difícil, acabando por ser deixado de lado até mesmo por aqueles que se interessam pelo assunto. Pode-se somar a isso falta de experiência no assunto, principalmente na America Latina.


Bibiane Moreira