Pesquisar este blog

domingo, 24 de agosto de 2008

Blogs de Ciências: uma questão polêmica

Os papéis, razões e restrições dos blogs de Ciência, artigo de John S. Wilkins, do Departamento de Filosofia, Universidade de Queensland, Brisbane, Austrália, e foi traduzido para o português com autorização dos editores do original em inglês, por intervenção de seu autor.
Wilkins, é dono do blog "Evolving Thoughts", parte do Seed Magazine um grupo de blogueiros coletivamente conhecidos como Sciencebloggers (ou Sciblings), e no artigo, problematiza a divulgação da ciência através do espaço virtual ocupado pelos blogs.
Texto completo aqui.

16 comentários:

Blog disse...

A funcionalidade dos blogs e a necessidade de novas fontes, assuntos tatados no texto, são exemplos da "Inteligência Coletiva" que a faz da Internet um espaço democrático e o instrumento de divulgação de idéias e pesquisas.
Dessa forma, pensamentos são construídos e uma rede de conhecimento é criada.

Márcia Pilar

Blog disse...

Os blogs que discutem ciência podem ser vistos como caminhos que encurtam a distância entre pesquisa científica e sociedade. Através dos blogueiros o público em geral pode ter acesso a pesquisas descritas em linguagem simples e informal.

Gabriela Machado

Bibiane Moreira disse...

Concordo em parte com vocês, Márcia e Gabriela. É certo que, conforme disse o autor do texto, os blogs facilitam muito a distribuição de assuntos geralmente tratados com mais dificuldade ou raridade como a ciência. Mas também como disse o autor, há muito mais cascalho do que pedras preciosas, e a maioria dos blogs que tratam do assunto podem não fazê-lo da maneira correta, utilizando linguagem inapropriada ou difícil, alterando dados ou publicando blocos de texto, o que dificulta a leitura. Conforme disse o autor, "alguns blogues que se anunciam como tendo base científica, são apenas apologias de pseudo-ciência e charlatanismo médico, especialmente quando os assuntos têm uma grande carga política". É preciso ter muito cuidado ao criar um blog que se diga científico, por exemplo, pois há toda uma linguagem para cuidar de acordo com as pessoas que por acaso freqüentem blog.

Bibiane Moreira

Bibiane Moreira disse...

Cuidado! É preciso separar o joio do trigo. Existe muito blogue por aí especulando sobre ciência; gerando mais dúvidas do que esclarecimentos e, por conseguinte, mais desinformação do que informação.

Não há dúvida que os blogues são uma ferramenta maravilhosa de divulgação científica, quando bem usados. Mas também são uma arma perigosa na mão dos aproveitadores (aqueles que usam a rede mundial como palanque para aparecer e disseminar idéias pouco -ou nada- confiáveis). Tudo isso sem falar naqueles que propagam o racismo, o fanatismo religioso, etc, atrelados à conceitos da ciência.

O blogue deve ser um espaço sério de discussão, livre de preconceitos. Deve buscar o enriquecimento mútuo de seus colaboradores e também combater as informações mal-intencionadas que circulam por aí.

João Francisco G. Serpa Filho.

Blog disse...

Os blogs científicos são um caminho alternativo para quem se interessa pelo assunto buscar novas informações e debater o tema. Já que a mídia em geral não dá tanta atenção para a ciência, os blogs podem ser um caminho de pesquisa. Outro ponto interessante do blog é que você pode interagir com o dono do endereço. Pode entrar no blog de um cientista que publicou algum trabalho em uma revista, e com sorte, ele pode ler seu comentário e conversar contigo. Também pode criar o seu enderço, postar alguma tese ou idéia sua e esperar uma "aprovação" de quem visita a página. É uma comunidade virtual que vai trocando idéias e conhecimentos. Você pauta seu assunto e debate com os demais internautas que visitam seu endereço. É fácil de criar. Para que gosta de interagir com os outros sobre qualquer assunto: crie seu blog, poste textos interessantes e espere comentários.

Adriano Sartori

Blog disse...

Entre os inúmeros blogs individualistas e egocêntricos disponíveis na rede, podemos encontrar alguns casos raros que passam informações precisas e que não são encontradas na grande mídia. Os blogs que discutem ciência são fundamentais para promover interatividade e aproximar a comunidade científica do seu público leigo, ainda carente de instrumentos capazes de promover uma maior inclusão científica.

Fabio de Oliveira

Blog disse...

Essa nova ferramenta de comunicação aproxima os leitores e internautas da ciência.A linguagem mais leve dos blogs facilita a compreensão e a construção das idéias. Vejo como um bom estímulo à pesquisa e à busca de informações.
Diogo Viedo

Blog disse...

Os blogs estão cumprindo o papel de que a internet pode sim, manter laços "fortes" e múltiplos. A partir da interação dos blogueiros nesta comunidade on-line, a disseminação de informação chega a todos e promove a discussão sobre temas de interesse da sociedade.

Emanuella do Prado Ruviaro

Blog disse...

Um bom texto para mostrar como o universo dos blogs é amplo, ele ambrange todos os setores, dos mais informais à ciência.Agora só falta ver quais blog divulgam informações corretas sobre o assunto.


Paula Renata Minozzo

Blog disse...

Para se fazer bom uso dos Blogs é necessário ter plena consciência do que está sendo postado. O acesso realmente é enorme, a linguagem precisa e de fácil entendimento é fundamental. Concordo com a Bibiane, um blog cientifico a linguagem e o que é posto nele tende ser muito cauteloso.

Bruna Manzon

Blog disse...

Os blogs que tratam de ciência, assim como os demais que abordam outros assuntos, são de suma importância para a pesquisa dos internautas. Ainda mais quando falamos de ciência,um tema de difícil domínio para o grande público. Os blogs de ciência além de aprofundarem o assunto, popularizam a ciência, levando-a ao alcance da população leiga no assunto. É também um importante espaço de interatividade e discussão.
Denise de Oliveira

Blog disse...

Muito bom o texto, com ótimas informações. Com certeza os blogs de ciência são uma ótima ferramenta para termos acesso as notícias com uma linguagem menos técnica.

Thaís

Blog disse...

Ressaltar os aspectos positivos ou negativos dos blogs não é o que mais me chamou a atenção no texto. É obvio que a democratização das informações é um aspecto relevante com a prática blogueira, mas devemos nos ater aos benefícios que podemos ter com a prática.

Barbara Zamberlan

Blog disse...

Os blogs tornaram-se mais uma ferramenta de grande utilidade na internet. Aproxima os internautas a ciência de uma maneira diferente. Acabaram virando um caminho mais curto na busca de novas informações para auxiliar a todos aqueles interessados. E quanto ao "cascalho" que o autor cita, esse "cascalho" está em toda internet, não somente nos blogs, cabe aos internautas discernir as informações que vem a nos acrescentar.

Bruno Tech

Diogo Viedo disse...

eu vou comentar todos os dias aqui nesse blog.

Bruna B. de Andrade disse...

A questão dos blogs é muito polêmica mesmo. Por um lado é um meio bem amplo de divulgação e conhecimento de ciência e outros assuntos gerais. Mas, por outro, é um local pouco cultivado entre a grande maioria dos internautas, pela falta de hábito de acessar todos os dias esse tipo de site e, também, por ser um meio pouco atraente para a juventude atual.